Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Baleia com 15,5 metros na Praia da Almagreira

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia com quinze metros e meio de comprimento deu à costa na Praia da Almagreira, em Ferrel, no concelho de Peniche, na passada quarta-feira, provocando uma grande surpresa.
Especialistas e populares a observarem a baleia

Foi ainda vista viva no mar na véspera, acabando por arrojar no areal da praia. Apresentava ligeiras escoriações mas nenhuns sinais evidentes que pudessem indicar a causa da morte.

“Já vi uma baleia há alguns anos dar aqui à costa, mas não pensava que fosse tão grande. Não traz um anzol, nem corda amarrada nem rede, deve ser doença”, comentava um popular.

“Vim passear e deparei-me com isto. É pena porque são animais tão grandes e gostamos é de vê-los no mar e não na praia assim”, manifestou outra pessoa que assistia às operações com máquinas da Câmara de Peniche, que puxaram a baleia mais para o interior do areal para evitar que a maré a levasse.

Para os banhistas e surfistas que frequentam a praia foi uma enorme surpresa. “Observámos algo na água, porque os pássaros estavam por cima e com a maré a baleia veio para o areal e viemos cá vê-la. Estou surpreendida, é uma grande baleia, nunca tinha visto uma, ainda mais na praia onde eu ia tomar banho”, relatou uma turista alemã.

Especialistas estiveram no local a recolher elementos para apurar as causas da morte. Segundo Élia Costa, do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos/Ecomar, a baleia-comum macho pesaria entre 15 a 20 toneladas

“Pela observação do animal dá para perceber que tem escoriações provocadas pela agitação marítima e também pelo sol, que faz com que a pele seque mais rapidamente e tenha partes mais degradadas”, revelou, sublinhando que só após a necropsia e análises laboratoriais é que poderia ser possível estabelecer a causa da morte.

No dia seguinte a baleia foi cortada para ser retirada por meios da câmara municipal, uma vez que não era possível removê-la por inteiro, dado o difícil acesso a esta praia do concelho de Peniche. O destino final seria um aterro, onde ia ser enterrada, explicou o responsável municipal da Proteção Civil de Peniche e comandante dos bombeiros, José António.

Golfinhos mortos

No mesmo dia do arrojamento da baleia os especialistas do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos/Ecomar tinham estado na Praia do Norte, onde apareceu um golfinho morto. Na mesma semana foram detetados golfinhos mortos na Praia da Consolação e na prainha do Carreiro de Joannes, em Peniche. Nesse último caso estava decapitado, presumindo-se que tenha ficado preso em redes de pesca e sido cortado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.