Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

União de Freguesias recebe bandeira verde Eco-Freguesias XXI

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, foi a primeira no concelho das Caldas da Rainha a receber a bandeira verde Eco-Freguesias XXI das mãos da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental. No distrito de Leiria, existem agora nove freguesias galardoadas.
Entrega de prémios às eco famílias e hastear da bandeira verde

Nesta 2.ª edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, 86 delas concretizaram a candidatura ao galardão deste ano e 52 foram galardoadas.

Quem obtiver resultados globais superiores a 50% do índice Eco-Freguesias XXI é galardoado. É uma distinção bienal que avalia e reconhece o trabalho realizado pelas freguesias em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios.A distinção vai permitir que a União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, presidida por Vítor Marques, ostente, pela primeira vez e nos próximos dois anos, a bandeira verde Eco-Freguesias XXI.

No passado dia 21 decorreu no salão nobre da junta de freguesia a entrega de prémios às eco famílias e o hastear da bandeira verde.

A União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Srª do Pópulo, Coto e S. Gregório obteve 66% nos parâmetros que avaliavam o desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de caráter participado e que contribuem para a transformação no sentido de uma comunidade mais sustentável.

O resultado alcançado pela junta de freguesia é fruto de “políticas ambientais, do reforço da promoção dos princípios ecológicos junto da população, mais concretamente da comunidade escolar, assim como de práticas sustentáveis na junta de freguesia”, informou o elemento do executivo, JoséCardoso. “É claro que muito trabalho há a fazer e só com a participação de toda a comunidade poderemos chegar a uma freguesia ecológica e sustentável, para isso, a junta de freguesia conta com a ajuda de todos”, adiantou José Cardoso.

Ações da Junta

Maria João Reis, do executivo da junta, que encabeçou este projeto, referiu que a candidatura a eco-freguesia aconteceu há sensivelmente um ano e, desde aí, têm sido várias as ações e iniciativas integradas neste contexto, além de outras já antes desenvolvidas, que a junta adicionou à candidatura.

Segundo esta responsável, a freguesia participou num questionário online preenchido por cada funcionário e que visava sensibilizar os trabalhadores e sinalizar as boas práticas de proteção do ambiente. “Na nossa freguesia todos os funcionários, incluindo o executivo, preencheram o questionário e por isso tiveram uma adesão de 100 por cento”, indicou.

Outro projeto foi o concurso Eco-Famílias – cuja participação também foi realizada num inquérito online, preenchido pelas famílias. Participaram seis famílias que, segundo Maria João Reis, foi a média das outras Eco Freguesias do país. Todas receberam prémios de participação. Houve prémios para as três famílias melhor classificadas. Rita Cipriano e sua família ganharam o1º prémio, que foram entradas para o Festival Caldas Nice Jazz.

Com as escolas promoveram um concurso denominado “Limpa a tua Freguesia com alegria” e as melhores frases de cada turma vão ser colocadas nos vários abrigos (paragens de autocarros) da freguesia.

As atividades que realizaram foram a Semana da Mobilidade (2017/2018), compostagem como outra forma de reciclar, gestão de consumo de água e de luz no edifício da sede da junta, mobilidade inclusiva, ações de limpeza, corrida pela vida, bandas na Praça, passeio social sénio, serviços porta-a-porta e programa eco escolas.

Em análise estiveram vários indicadores como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água e resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, biodiversidade e espaços verdes, informação e participação pública, serviços de proximidade, animação sociocultural, promoção, visão e desenvolvimento.

Para Maria João Reis, este galardão é “um importante reconhecimento do nosso potencial enquanto comunidade orientada para a sustentabilidade e boas práticas ambientais”. “Mas há ainda muito para fazer e estamos já a desenvolver um plano estratégico, que nos servirá de orientação para os próximos anos, que nos conduza a ser cada vez mais uma freguesia ecológica e sustentável”, sublinhou.

Presente na sessão esteve a vereadora responsável pela área do ambiente, Maria João Domingos, que destacou o orgulho em ter “a nossa primeira eco freguesia, que pode “ser um desafio a lançar às restantes”.

Revelou que o número de eco escolas no município das Caldas tem aumentando e este ano “há treze escolas candidatas e somos o segundo concelho da CimOeste com mais candidaturas”. “A autarquia não só promove e sensibiliza os agrupamentos de escolas para fazer esta candidatura como igualmente faz pagamento da inscrição”, apontou a autarca.

A vereadora adiantou que o concurso, realizado a nível nacional, tem a garantia de credibilidade da ABAE, que avalia cada uma das participações. “Esta é uma distinção que nos orgulha muito e que orgulha Caldas da Rainha”, referiu Maria João Domingos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas