Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Centro Hospitalar do Oeste vai implementar Unidade de Hospitalização Domiciliária

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no dia 29 de março, no hospital das Caldas da Rainha, uma sessão de apresentação da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) às entidades externas da área de influência do CHO. Prevê-se que a UDH entre em funcionamento durante o primeiro semestre de 2019.
Apresentação no hospital das Caldas da Rainha da nova unidade

Na abertura da sessão, a presidente do Conselho de Administração, Elsa Baião, referiu-se à hospitalização domiciliária enquanto uma “alternativa ao internamento convencional, ou seja, os doentes numa fase aguda da sua doença ao invés de ficarem internados no hospital, podem optar, de acordo com critérios específicos, por ficarem internados no domicílio, podendo assim ter acesso ao mesmo tipo de cuidados que teriam no internamento convencional. Esta opção só é considerada após o consentimento do doente e da sua família”.

Foi ainda explicado que “aderimos a este projeto porque trata-se de um salto de qualidade e uma melhoria da resposta para a população e para o próprio CHO”. Acrescentou que “é acima de tudo uma mais-valia para os utentes, que poderão ser tratados no conforto das suas casas”.

Concluiu a sua intervenção reiterando a importância do envolvimento das entidades externas da área de influência do CHO, pois “este novo modelo de funcionamento precisa de todos os parceiros da comunidade para ser um sucesso”.

Esta primeira ação de divulgação da UHD pretendeu apresentar a equipa coordenadora, explicar o funcionamento da unidade e dar a conhecer os critérios de referenciação dos doentes a integrar a UHD.

O CHO, devido às suas caraterísticas geográficas, terá em funcionamento duas equipas de hospitalização domiciliária, uma nas Caldas da Rainha e outra em Torres Vedras. Numa primeira fase, cada equipa irá arrancar com cinco camas e terá um raio de ação máximo de trinta quilómetros ou trinta minutos de distância, relativamente a cada um dos hospitais. Contará com uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista. Estará em funcionamento todos os dias do ano, durante 24 horas por dia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe