Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 24° C

IPSS da Foz do Arelho recebeu certificado de qualidade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com objetivo de continuar a dar melhores respostas sociais à população sénior, a Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho (ASSFA) recebeu na passada quinta-feira o certificado e a bandeira de sistemas de gestão da qualidade, pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação.
Grupo de entidades que participou na cerimónia

Esta associação, que “nasceu pelas mãos de um grupo de cidadãos que pretendia criar um espaço onde se pudesse valorizar o potencial e experiência dos mais idosos através da ajuda ao prolongamento das suas capacidades físicas e psíquicas”, tem como objetivo, desde 1991, a proteção dos cidadãos na velhice ou invalidez. Em 1998 deu início ao serviço de centro de dia (20 utentes) e de apoio domiciliário (28 utentes), e oito anos mais tarde decidiu juntar a estrutura residencial para idosos, com capacidade para 19 utentes.

Segundo a diretora técnica da IPSS há 14 anos, Sandra Moreira, a “vontade de assistir mais utentes da freguesia” fez com que a IPSS fosse ampliada há cinco anos passando a ter uma estrutura residencial para idosos com capacidade para 36 vagas.

Neste momento, “não temos capacidade para ter mais utentes”, o que significa que “fornecemos um serviço de qualidade e de competência às pessoas na velhice e invalidez”.

Outro dos aspetos que destaca essa qualidade foi a entrega da certificação à instituição, pois além de reconhecer também valoriza todo o esforço que a equipa técnica e colaboradores têm vindo a colocar nesta instituição. Face a isso, “o balanço de quase 28 anos de existência é positivo”.

Para o presidente da direção da ASSFA, José Costa, “esta certificação é um marco no nosso percurso, que teve início em 1991”. Além disso representa “um compromisso para a nossa instituição, que agora tem uma maior responsabilidade”. “Queremos continuar a nossa missão, como o melhor que se pode fazer na área social, nomeadamente nos serviços direcionados a pessoas idosas”, relatou.

Na cerimónia de entrega também esteve a vereadora da ação social, Maria da Conceição, que recordou que “hoje em dia, não basta ter boas instalações e um espaço digno, a principal exigência é que os serviços sejam prestados com humanidade e qualidade. É isso que hoje está aqui a ser certificado”.

O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa, destacou que “o certificado é sinal de que esta instituição funciona em pleno”.

A representante da ACER, Raquel Sanmartín, referiu que “esta certificação será uma mais-valia para a instituição, bem como um reconhecimento para a população da vila”. Além disso “não é o fim mas sim o princípio de um processo de melhoria contínua dos serviços”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição “Da Terra”

Terminou na passada sexta-feira a Exposição “Da Terra”, levada a cabo pela Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos, em parceria com o Jardim de Infância do Arelho.

terra

Duas novas obras literárias apresentadas no Bombarral

Mais de meia centena de pessoas assistiu à apresentação dos livros “Almeida, o Espião de Abril”, de Vítor Cunha Morais, e “Raízes de uma identidade”, de Nuno Taborda Ferreira. As obras foram apresentadas no passado sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Bombarral.

livros

Iniciativas na Biblioteca

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha a exposição "Balões de Liberdade: uma viagem gráfica pelo 25 de Abril" e apresentado o livro "A Revolução interior: à procura do 25 de abril", com a presença de João Miguel Lameiras (um dos três autores, a par de João Ramalho-Santos e José Carlos Fernandes).

iniciativas