Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C

CHO recebeu duas novas viaturas médicas de emergência e reanimação

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregou na passada quinta-feira duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A nova viatura da VMER que estará ao serviço do Hospital Distrital de Caldas da Rainha

As chaves foram entregues pela secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, em cerimónia que teve lugar no Hospital Distrital de Torres Vedras que contou também com a presença da presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião.

Uma das viaturas ficará a cargo do Hospital Distrital de Torres Vedras, enquanto a outra estará de serviço ao Hospital Distrital de Caldas da Rainha.

Desde 2016 que a VMER do CHO espera os novos veículos. O CHO foi o último centro hospitalar no país a receber as novas viaturas VMER, depois de todos os outros já contarem com elas desde janeiro do ano passado.

Recorde-se que o INEM procedeu em 2016 à atribuição de 20 VMER a unidades hospitalares do país. Ao abrigo do plano de renovação da frota de viaturas do INEM, foram renovadas mais 22 VMER em 2017, procedendo-se agora à entrega das últimas duas viaturas ao CHO.

A nova viatura que já está estacionada junto à sede da VMER das Caldas ainda não foi utlizada porque aguarda ainda alguns procedimentos burocráticos.

O JORNAL DAS CALDAS falou com os coordenadores da VMER, o médico Joaquim Urbano e o enfermeiro Nuno Pedro, que estão muito satisfeitos com a entrega da viatura que vai “assegurar assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, e uma melhor gestão da VMER”.

“A viatura médica que estamos a utilizar é uma carrinha antiga com muitos quilómetros e que já sofreu várias avarias e este novo veículo tem muito mais segurança e é mais eficiente para os objetivos que nós temos no dia a dia”, disse o enfermeiro.

A nova viatura tem, segundo Nuno Pedro, outras condições asseguradas com a nova tecnologia como “sistemas de refrigeração e aquecimento de soros e fármacos que garantem muito maior fidelidade”. A nível de iluminação o novo carro é muito mais eficaz, como por exemplo, tem luz fora da viatura se for necessário para acorrer a um acidente durante a noite.

Para Joaquim Urbano esta nova viatura vai permitir conduzir a equipa de profissionais com “muito mais segurança, o que para mim é fundamental”.

Estes responsáveis agradecem ao “Serviço de Aprovisionamento do CHO na pessoa da coordenadora, Júlia Cabaços, e seus colaboradores, pelo trabalho, esforço e competência na aquisição das novas viaturas”.

A VMER das Caldas está em funcionamento desde maio de 2002. Atualmente o serviço é garantido por 27 médicos (muitos deles internos) e 16 enfermeiros.

Nos últimos cinco anos as VMER do CHO, sedeadas em Torres Vedras e Caldas da Rainha, foram acionadas em média 3500 vezes por ano.

Estes números são bem elucidativos da importância destas unidades para o centro hospitalar, que integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e de Peniche, mas que detém para além destes concelhos uma área de influência de cerca de 300.000 pessoas, incluindo Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã, Alcobaça e Mafra.

Com a atribuição destas viaturas aos Hospitais Distritais de Torres Vedras e Caldas da Rainha, o INEM concluiu a 100% a renovação do seu parque de VMER.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O 25 de Abril foi feito por jovens 

“O 25 de Abril foi feito por jovens de 20 a 29 anos”, disse Amílcar Coelho, um dos rapazes dos tanques no 25 de abril de 1974, que foi um dos oradores da conferência que assinalou os 50 anos da Revolução dos Cravos, que decorreu no passado dia 24 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, organizada pelo Conselho da Cidade em parceria com o município das Caldas da Rainha.

conselho cidade 1

Capitania recomenda distanciamento de tubarões azuis na Lagoa de Óbidos

A Capitania do Porto de Peniche emitiu um aviso a relatar o avistamento na Lagoa de Óbidos de dois exemplares da espécie tintureira/tubarão azul com cerca de dois metros de comprimento, alertando que “desconhecendo-se a sua eventual perigosidade para os humanos, sugere-se manter a devida distância de segurança”.

tintureiras

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1