Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

CHO recebeu duas novas viaturas médicas de emergência e reanimação

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregou na passada quinta-feira duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A nova viatura da VMER que estará ao serviço do Hospital Distrital de Caldas da Rainha

As chaves foram entregues pela secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, em cerimónia que teve lugar no Hospital Distrital de Torres Vedras que contou também com a presença da presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião.

Uma das viaturas ficará a cargo do Hospital Distrital de Torres Vedras, enquanto a outra estará de serviço ao Hospital Distrital de Caldas da Rainha.

Desde 2016 que a VMER do CHO espera os novos veículos. O CHO foi o último centro hospitalar no país a receber as novas viaturas VMER, depois de todos os outros já contarem com elas desde janeiro do ano passado.

Recorde-se que o INEM procedeu em 2016 à atribuição de 20 VMER a unidades hospitalares do país. Ao abrigo do plano de renovação da frota de viaturas do INEM, foram renovadas mais 22 VMER em 2017, procedendo-se agora à entrega das últimas duas viaturas ao CHO.

A nova viatura que já está estacionada junto à sede da VMER das Caldas ainda não foi utlizada porque aguarda ainda alguns procedimentos burocráticos.

O JORNAL DAS CALDAS falou com os coordenadores da VMER, o médico Joaquim Urbano e o enfermeiro Nuno Pedro, que estão muito satisfeitos com a entrega da viatura que vai “assegurar assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, e uma melhor gestão da VMER”.

“A viatura médica que estamos a utilizar é uma carrinha antiga com muitos quilómetros e que já sofreu várias avarias e este novo veículo tem muito mais segurança e é mais eficiente para os objetivos que nós temos no dia a dia”, disse o enfermeiro.

A nova viatura tem, segundo Nuno Pedro, outras condições asseguradas com a nova tecnologia como “sistemas de refrigeração e aquecimento de soros e fármacos que garantem muito maior fidelidade”. A nível de iluminação o novo carro é muito mais eficaz, como por exemplo, tem luz fora da viatura se for necessário para acorrer a um acidente durante a noite.

Para Joaquim Urbano esta nova viatura vai permitir conduzir a equipa de profissionais com “muito mais segurança, o que para mim é fundamental”.

Estes responsáveis agradecem ao “Serviço de Aprovisionamento do CHO na pessoa da coordenadora, Júlia Cabaços, e seus colaboradores, pelo trabalho, esforço e competência na aquisição das novas viaturas”.

A VMER das Caldas está em funcionamento desde maio de 2002. Atualmente o serviço é garantido por 27 médicos (muitos deles internos) e 16 enfermeiros.

Nos últimos cinco anos as VMER do CHO, sedeadas em Torres Vedras e Caldas da Rainha, foram acionadas em média 3500 vezes por ano.

Estes números são bem elucidativos da importância destas unidades para o centro hospitalar, que integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e de Peniche, mas que detém para além destes concelhos uma área de influência de cerca de 300.000 pessoas, incluindo Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã, Alcobaça e Mafra.

Com a atribuição destas viaturas aos Hospitais Distritais de Torres Vedras e Caldas da Rainha, o INEM concluiu a 100% a renovação do seu parque de VMER.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Concurso de gastronomia coreana ganho por alunos da EHTO

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do curso de Gestão e Produção de Cozinha (3.º semestre), Inês Silva e Rodrigo Fé, formaram a equipa vencedora do Concurso de Gastronomia Coreana Hansik Contest 2022, que decorreu no passado dia 25 na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

coreana

Aluno da EHTO no MasterChef

Guilherme Romão, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, das Caldas da Rainha, no Curso de Padaria Avançada 2021 (sexta edição), está a participar na nova temporada do Programa "MasterChef Portugal".

guilherme

Peniche com campeão de muay thai

O Município de Peniche soma mais um campeão nacional, desta feita, o atleta Cláudio Figueiras, da classe de cadete do MSA-Sitnarong Muay Thai Camp Peniche/Portugal.

claudio