Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
Escaparate

O XXII Congresso do Partido Socialista

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante três dias (25, 26 e 27 de maio) o Partido Socialista realizou o seu XXII Congresso Nacional, desta feita, no Exposalão – Centro de Exposições, da Batalha. Naturalmente, o grande destaque do evento foi António Costa que, como lhe é habitual, falou aos socialistas de modo claro, sobre assuntos importantes, tais como, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a coadoção, a eutanásia, a corrupção e o aborto. Sendo um homem de Esquerda, com grandes preocupações sociais e profundo respeito pela palavra Liberdade, só poderia defender essas bandeiras.

Outro dos destaques foi a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, que, ao analisar as modificações nos órgãos do Partido, confirmou que o PS não é uma força política que invista na estagnação, sendo notório que em cada congresso há uma sobrelevada renovação. Disse ainda, que é obrigatório vencer as Legislativas de 2019, organizando uma agenda forte que confronte as dificuldades relacionadas às alterações climatéricas, à demografia, à sociedade digital, e, principalmente, pelejar sem descanso contra as desigualdades sociais e a pobreza.

O Partido Socialista possui um grande e excelente ementário para os próximos anos, onde estão incluídas quatro importantes eleições: Europeias (2019), Legislativas (2019), Presidenciais (2021) e Autárquicas (2021) e, como diz a própria Ana Catarina Mendes: “O PS não esgota a sua agenda no imediatismo nem nos casos, o PS tem uma agenda para o futuro e é nessa agenda política que está concentrado”.

O PS é um partido de esquerda e, neste congresso, ficou claro que continuará a sê-lo.

No que concerne a Caldas da Rainha, muito trabalho há a fazer. Um Partido Socialista forte tem que ser um partido reflexivo e aberto à comunidade, vendo em cada militante e/ou simpatizante, uma têmpera de resistência e ação, respeitando, acima de tudo, todos os valores e princípios que o norteiam desde a sua fundação. um partido em que a esquerda democrática seja a sua identidade, em que a liberdade seja sempre almejada e reverenciada, em que a preocupação social esteja acima de qualquer outra questão.

Caldas da Rainha precisa de um Partido Socialista sólido, que esteja todo o tempo a confirmar os seus fundamentos, amparados pela ética e pela retidão.

A consciência de cada um é que dá o equilíbrio ao que está relacionado a todos os bons rudimentos políticos. A consideração pelo ser humano, o esforço pela não-violência e o apoio aos mais necessitados, são, claramente, algumas das mais fundamentais virtudes, e poderão ser, também, a base para que o Partido Socialista das Caldas da Rainha se aproxime da população.

Caldas da Rainha é uma comunidade sustentada pela sua biografia. O Partido Socialista caldense, partilhando um determinado legado cultural e histórico, deve ser também uma comunidade, tendo por sustentáculo os méritos que suportam os seus alicerces, resguardado pela sua equidade, próximo das pessoas, aprofundando a sua dinâmica de méritos e reavivando toda a sua preponderância política e social.

A identidade de um partido político é o seu alicerce. O Partido Socialista das Caldas da Rainha deve, na sua maneira de ser, estar e agir, comungar com os preceitos explanados no xxii congresso nacional: lutar incansavelmente pelo respeito à liberdade, clarificar a sua preocupação social e assumir-se como esquerda democrática. caldas da rainha merece e necessita de uma oposição assim!

Rui Calisto

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial