Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Orçamento Participativo 2019 conta já com três propostas

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Orçamento Participativo (OP) 2019 nas Caldas da Rainha já tem três propostas submetidas para análise técnica: a instalação de webcams na Foz do Arelho, um “cãovivio” na Mata Rainha D. Leonor e espaços verdes na freguesia de Santo Onofre.
A primeira sessão decorreu na Universidade Sénior

Estas propostas foram apresentadas e debatidas na passada quarta-feira, no fórum do OP, realizado na Universidade Sénior. Agora segue-se mais um fórum, no dia 22 de novembro, pelas 21h00, nas instalações da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, para apresentação e debate de propostas dos munícipes.

No fórum de debate coletivo de propostas de utilidade pública a apresentar no OP de 2019, estiveram presentes apenas seis pessoas, incluindo a vereadora com o pelouro do OP, Maria João Domingos, e ainda a presidente do Conselho da Cidade, Ana Costa Leal. Cada elemento podia apresentar três propostas no limite, que foram discutidas e posteriormente aceites para análise técnica.

O primeiro projeto foi submetido por Teresa Serrenho, que considera que a instalação das webcams na praia da Foz do Arelho, bem como no observatório das aves e na lagoa, irão “facilitar a vida aos surfistas e pescadores”, de modo “a que estes saibam as condições meteorológicas atualizadas das praias”.

A segunda proposta foi de Emanuel Pontes, cuja ideia é implementar espaços verdes na freguesia de Santo Onofre, através de uma “interligação com a zona desportiva da freguesia”. Para o munícipe, “a freguesia carece de um espaço verde como por exemplo um jardim para lazer”.

A terceira ideia é a criação de um espaço para passear os cães na Mata Rainha D. Leonor ou no Parque Urbano “Abraço Verde”. Esta ideia da caldense Maria Celeste Oliveira pretende terminar com os passeios dos animais na zona dos piqueniques no Parque D. Carlos I e levá-los a uma zona própria, onde os “donos estão à vontade para os passear”.

No total foram apresentadas dez propostas, ficando de fora a instalação de sensores de análise do ar para medir a qualidade do ar nas zonas de maior tráfego na cidade, a criação de um cartão de desconto dentro do comércio local, os espaços de lazer para jovens, entre outras. Além das propostas também as críticas fizeram-se ouvir, como a falta de divulgação dos fóruns do OP, que foi implementado pela Câmara das Caldas da Rainha em 2012.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga