Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
13° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Campanha de prevenção de acidentes com emigrantes passa pela região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma família de emigrantes portugueses que vivia em França ficou desfeita, na sequência de um acidente rodoviário em Zamora, Espanha, no passado sábado, quando vinha de Toulouse com destino a Murça, Vila Real.

Morreram três menores – dois rapazes e uma menina – de quatro, oito e doze anos. Uma amiga das crianças, francesa de 12 anos, que também viajava na viatura ligeira que colidiu frontalmente com um camião ao quilómetro 482 da estrada nacional 122, sofreu ferimentos ligeiros. O pai das crianças que faleceram está em estado grave num hospital espanhol. O condutor do camião (também português) ficou em estado de choque.

A estrada em que seguiam, a Nacional 122, é habitualmente usada por emigrantes que vêm a Portugal passar as férias.

Os acidentes nas estradas nesta altura do ano assumem grande proporção, razão pela qual a Cap Magellan, principal associação de jovens luso-descendentes de França, organiza pelo 13º ano consecutivo uma campanha de Segurança Rodoviária intitulada “Sécur’été”.

Esta é uma campanha que se dirige aos portugueses e lusodescendentes, residentes em França, que se deslocam de carro a Portugal durante as férias de verão.

Decorre em três países – França, Espanha e Portugal – e tem como principal objetivo a redução do número de acidentes durante os trajetos longos e depois das saídas noturnas.

Pelo quarto ano consecutivo, a campanha tem como padrinho o apresentador de televisão, José Carlos Malato.

“Com esta campanha, procuramos sensibilizar o público para os perigos das viagens longas (fadiga, excesso de velocidade, etc.) e para as precauções a ter (preparação do veículo, parar de 2 em 2 horas para descansar, etc.). Pretendemos também informar os automobilistas sobre os códigos da estrada dos países atravessados (velocidades autorizadas, álcool, coletes refletores, etc.). Por último, queremos alertar os jovens para os perigos da condução sob efeito do consumo de álcool e/ou de drogas, nomeadamente durante as saídas noturnas”, refere a Cap Magellan.

Entre as várias ações de sensibilização a realizar, duas delas desenrolam-se na região entre 7 e 14 de agosto, na Nazaré e em Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem à água no Hospital Termal

"Pela água é que vamos" foi um momento de homenagem à água, fonte da vida, promovido pelo Município das Caldas da Rainha no dia 29 de abril, no Hospital Termal, com interpretação de Inês Fouto, acompanhada pelo músico Joaquim António Silva e pela flautista Cristina Louro.

ines

AD Óbidos e Catarinense empatam

A AD Óbidos recebeu o Catarinense a contar para a última jornada do campeonato distrital de futsal no escalão de infantis, tendo empatado a quatro bolas.

infantis

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia