Q

Previsão do tempo

26° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Campanha de prevenção de acidentes com emigrantes passa pela região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma família de emigrantes portugueses que vivia em França ficou desfeita, na sequência de um acidente rodoviário em Zamora, Espanha, no passado sábado, quando vinha de Toulouse com destino a Murça, Vila Real.

Morreram três menores – dois rapazes e uma menina – de quatro, oito e doze anos. Uma amiga das crianças, francesa de 12 anos, que também viajava na viatura ligeira que colidiu frontalmente com um camião ao quilómetro 482 da estrada nacional 122, sofreu ferimentos ligeiros. O pai das crianças que faleceram está em estado grave num hospital espanhol. O condutor do camião (também português) ficou em estado de choque.

A estrada em que seguiam, a Nacional 122, é habitualmente usada por emigrantes que vêm a Portugal passar as férias.

Os acidentes nas estradas nesta altura do ano assumem grande proporção, razão pela qual a Cap Magellan, principal associação de jovens luso-descendentes de França, organiza pelo 13º ano consecutivo uma campanha de Segurança Rodoviária intitulada “Sécur’été”.

Esta é uma campanha que se dirige aos portugueses e lusodescendentes, residentes em França, que se deslocam de carro a Portugal durante as férias de verão.

Decorre em três países – França, Espanha e Portugal – e tem como principal objetivo a redução do número de acidentes durante os trajetos longos e depois das saídas noturnas.

Pelo quarto ano consecutivo, a campanha tem como padrinho o apresentador de televisão, José Carlos Malato.

“Com esta campanha, procuramos sensibilizar o público para os perigos das viagens longas (fadiga, excesso de velocidade, etc.) e para as precauções a ter (preparação do veículo, parar de 2 em 2 horas para descansar, etc.). Pretendemos também informar os automobilistas sobre os códigos da estrada dos países atravessados (velocidades autorizadas, álcool, coletes refletores, etc.). Por último, queremos alertar os jovens para os perigos da condução sob efeito do consumo de álcool e/ou de drogas, nomeadamente durante as saídas noturnas”, refere a Cap Magellan.

Entre as várias ações de sensibilização a realizar, duas delas desenrolam-se na região entre 7 e 14 de agosto, na Nazaré e em Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.