Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Campanha de prevenção de acidentes com emigrantes passa pela região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma família de emigrantes portugueses que vivia em França ficou desfeita, na sequência de um acidente rodoviário em Zamora, Espanha, no passado sábado, quando vinha de Toulouse com destino a Murça, Vila Real.

Morreram três menores – dois rapazes e uma menina – de quatro, oito e doze anos. Uma amiga das crianças, francesa de 12 anos, que também viajava na viatura ligeira que colidiu frontalmente com um camião ao quilómetro 482 da estrada nacional 122, sofreu ferimentos ligeiros. O pai das crianças que faleceram está em estado grave num hospital espanhol. O condutor do camião (também português) ficou em estado de choque.

A estrada em que seguiam, a Nacional 122, é habitualmente usada por emigrantes que vêm a Portugal passar as férias.

Os acidentes nas estradas nesta altura do ano assumem grande proporção, razão pela qual a Cap Magellan, principal associação de jovens luso-descendentes de França, organiza pelo 13º ano consecutivo uma campanha de Segurança Rodoviária intitulada “Sécur’été”.

Esta é uma campanha que se dirige aos portugueses e lusodescendentes, residentes em França, que se deslocam de carro a Portugal durante as férias de verão.

Decorre em três países – França, Espanha e Portugal – e tem como principal objetivo a redução do número de acidentes durante os trajetos longos e depois das saídas noturnas.

Pelo quarto ano consecutivo, a campanha tem como padrinho o apresentador de televisão, José Carlos Malato.

“Com esta campanha, procuramos sensibilizar o público para os perigos das viagens longas (fadiga, excesso de velocidade, etc.) e para as precauções a ter (preparação do veículo, parar de 2 em 2 horas para descansar, etc.). Pretendemos também informar os automobilistas sobre os códigos da estrada dos países atravessados (velocidades autorizadas, álcool, coletes refletores, etc.). Por último, queremos alertar os jovens para os perigos da condução sob efeito do consumo de álcool e/ou de drogas, nomeadamente durante as saídas noturnas”, refere a Cap Magellan.

Entre as várias ações de sensibilização a realizar, duas delas desenrolam-se na região entre 7 e 14 de agosto, na Nazaré e em Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1