Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C

Campanha de prevenção de acidentes com emigrantes passa pela região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma família de emigrantes portugueses que vivia em França ficou desfeita, na sequência de um acidente rodoviário em Zamora, Espanha, no passado sábado, quando vinha de Toulouse com destino a Murça, Vila Real.

Morreram três menores – dois rapazes e uma menina – de quatro, oito e doze anos. Uma amiga das crianças, francesa de 12 anos, que também viajava na viatura ligeira que colidiu frontalmente com um camião ao quilómetro 482 da estrada nacional 122, sofreu ferimentos ligeiros. O pai das crianças que faleceram está em estado grave num hospital espanhol. O condutor do camião (também português) ficou em estado de choque.

A estrada em que seguiam, a Nacional 122, é habitualmente usada por emigrantes que vêm a Portugal passar as férias.

Os acidentes nas estradas nesta altura do ano assumem grande proporção, razão pela qual a Cap Magellan, principal associação de jovens luso-descendentes de França, organiza pelo 13º ano consecutivo uma campanha de Segurança Rodoviária intitulada “Sécur’été”.

Esta é uma campanha que se dirige aos portugueses e lusodescendentes, residentes em França, que se deslocam de carro a Portugal durante as férias de verão.

Decorre em três países – França, Espanha e Portugal – e tem como principal objetivo a redução do número de acidentes durante os trajetos longos e depois das saídas noturnas.

Pelo quarto ano consecutivo, a campanha tem como padrinho o apresentador de televisão, José Carlos Malato.

“Com esta campanha, procuramos sensibilizar o público para os perigos das viagens longas (fadiga, excesso de velocidade, etc.) e para as precauções a ter (preparação do veículo, parar de 2 em 2 horas para descansar, etc.). Pretendemos também informar os automobilistas sobre os códigos da estrada dos países atravessados (velocidades autorizadas, álcool, coletes refletores, etc.). Por último, queremos alertar os jovens para os perigos da condução sob efeito do consumo de álcool e/ou de drogas, nomeadamente durante as saídas noturnas”, refere a Cap Magellan.

Entre as várias ações de sensibilização a realizar, duas delas desenrolam-se na região entre 7 e 14 de agosto, na Nazaré e em Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José Saramago, que estão a percorrer vários distritos de Portugal, sendo inaugurada no dia 11, às 16h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

saramago