Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
5Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

Luís Manuel Tudella

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Moeda Contra a Indiferença 1 1/2 de Euro Características da moeda: Anv: Apresenta, no campo central superior, o escudo nacional emerge de um conjunto de figuras geométricas, no campo central inferior figuram as legendas «Portugal», «AMI» e o respetivo símbolo e, junto à orla, a legenda «2008». Rev: No campo central, inserida num conjunto de figuras geométricas, é representada a «cadeirinha de quatro mãos», pese embora falte uma mão, simbolizando a ineficácia em?consequência da passividade. No campo lateral esquerdo, na vertical, vislumbra-se a legenda «Contra a Indiferença», no campo inferior, está inscrito o valor facial de 1 1/2 €. Autor: José Cândido. Moeda de Cuproníquel: Acabamento normal. Valor facial 1 1/2Euro; Cn; Dia 26,5 mm; Peso 8 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 50.000 exemplares.

Moedas de colecção com acabamento à Flor do Cunho.

Valor facial 1 1/4Euro; Cn; Dia 26,5 mm; Peso 8 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 10.000 exemplares.

Moedas de colecção com acabamento Proof.

Valor facial 1 1/4 Euro; Ag 925 de toque; Dia 26,5 mm; Peso 8 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 5 000 exemplares.

Pela primeira vez, uma instituição humanitária portuguesa tem uma moeda evocativa. Concebida em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, “Uma Moeda Contra a Indiferença”, é a primeira de uma nova série de moedas de colecção sob o lema «Uma Moeda, Uma Causa», iniciativa que pretende associar a numismática à luta pela afirmação de valores de solidariedade social e a apoiar entidades que se dedicam de forma abnegada e altruísta a estes fins.

O objetivo desta iniciativa é angariar 300 mil euros (um euro por cada moeda vendida) para os diferentes projetos nacionais e internacionais da AMI – Assistência Médica Internacional

Desde a sua fundação em dezembro de 1984, que aAMI trava uma luta contra as duas doenças mais graves do mundo: a intolerância e a indiferença, as quais considera estarem na origem do facto de três quartos da população mundial viver de forma indigna.A dignificação da vida humana é o principal objetivo do trabalho da AMI, que tem como princípio a saúde física, mental, social e ambiental. O trabalho da AMI assenta em quatro pilares: a acção internacional, em favor das vítimas de guerras, catástrofes e da pobreza extrema; a acção nacional em favor dos excluídos sociais; a acção de alertar consciências sensibilizando a opinião pública para uma indignação ativa em relação a temas preocupantes do nosso mundo (paz, justiça, ambiente, etc.) e os direitos humanos; e a acção ambiental na qual demonstra que cuidar da saúde é também cuidar do ambiente.

A AMI depende maioritariamente dos fundos que angaria junto da sociedade civil, garante da sua independência financeira e liberdade de acção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Comissão Cívica do Hospital Termal homenageia Mário Gonçalves

A Comissão Cívica do Hospital Termal e Património Rainha D. Leonor prestou homenagem a Mário Gonçalves, através de um comunicado em que que sublinha ter sido “um profissional de excelência e um ser humano único, muito ponderado e sempre muito atento aos interesses dos caldenses”.