Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
13° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
EDITORIAL

Os heróis que não são lembrados

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Chamam-lhes “soldados da paz”. Porquê? Talvez porque a sua vida é uma luta diária em defesa do bem estar da comunidade. São eles que estão sempre prontos a ajudar nas maiores aflições, transportam doentes, socorrem em grandes acidentes, apagam os fogos que ameaçam casas e vidas.

Quais as suas armas? A coragem e a própria vida.

Como lutam? Como se cada batalha fosse a última, por isso entregam-se à causa de corpo e alma, e, mesmo correndo o risco de as chamas os consumirem, apagam o mal que outros provocaram. Põem em risco a sua vida para salvar outras.

Neste verão, alguns bombeiros perderam a vida no combate aos incêndios. As suas famílias estão de luto. Portugal está de luto. Sempre que um “soldado da paz” cai por terra, todos ficamos mais pobres.

O presidente da República, que só comunica com o povo por facebook, partilhou nas redes sociais as suas condolências à família de uma figura da cena política que faleceu por estes dias. No entanto, nem uma palavra às famílias dos bombeiros. A “desculpa” é que o fez em privado. Quer isto dizer que há “condolências on” que podem ser divulgadas pelas redes sociais e “condolências off” que são dadas em privado. Teria ficado muito bem ao representante máximo da Nação ter vindo a público dar os pêsames às famílias daqueles que lutam todos os dias pelo bem comum. Não o fez. As ações ficam com quem as pratica.

As condolências às famílias enlutadas têm-se multiplicado nas redes sociais, lembrando ao senhor presidente que todas as vidas são importantes e não há portugueses de primeira ou de segunda. Não conhecemos os bombeiros em causa e talvez as suas famílias nunca venham a ler este editorial, mas aqui fica registado o nosso mais profundo respeito pelo seu luto.

O nosso bem-haja a todas as Corporações de Bombeiros da nossa região e de todo o país! O nosso muito obrigada a todos os bombeiros e bombeiras que todos os dias põem à prova a sua coragem, oferecendo a todos a sua generosidade e a sua abnegação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

AD Óbidos e Catarinense empatam

A AD Óbidos recebeu o Catarinense a contar para a última jornada do campeonato distrital de futsal no escalão de infantis, tendo empatado a quatro bolas.

infantis

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia

Celebração dos 90 anos do Museu José Malhoa

Com a atuação da Orquestra de Sopros do Conservatório de Caldas da Rainha e do Quarteto de Saxofones da Banda Comércio e Indústria, na tarde de 28 de abril foram celebrados os 90 anos de história do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

malhoa