Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
EDITORIAL

Os heróis que não são lembrados

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Chamam-lhes “soldados da paz”. Porquê? Talvez porque a sua vida é uma luta diária em defesa do bem estar da comunidade. São eles que estão sempre prontos a ajudar nas maiores aflições, transportam doentes, socorrem em grandes acidentes, apagam os fogos que ameaçam casas e vidas.

Quais as suas armas? A coragem e a própria vida.

Como lutam? Como se cada batalha fosse a última, por isso entregam-se à causa de corpo e alma, e, mesmo correndo o risco de as chamas os consumirem, apagam o mal que outros provocaram. Põem em risco a sua vida para salvar outras.

Neste verão, alguns bombeiros perderam a vida no combate aos incêndios. As suas famílias estão de luto. Portugal está de luto. Sempre que um “soldado da paz” cai por terra, todos ficamos mais pobres.

O presidente da República, que só comunica com o povo por facebook, partilhou nas redes sociais as suas condolências à família de uma figura da cena política que faleceu por estes dias. No entanto, nem uma palavra às famílias dos bombeiros. A “desculpa” é que o fez em privado. Quer isto dizer que há “condolências on” que podem ser divulgadas pelas redes sociais e “condolências off” que são dadas em privado. Teria ficado muito bem ao representante máximo da Nação ter vindo a público dar os pêsames às famílias daqueles que lutam todos os dias pelo bem comum. Não o fez. As ações ficam com quem as pratica.

As condolências às famílias enlutadas têm-se multiplicado nas redes sociais, lembrando ao senhor presidente que todas as vidas são importantes e não há portugueses de primeira ou de segunda. Não conhecemos os bombeiros em causa e talvez as suas famílias nunca venham a ler este editorial, mas aqui fica registado o nosso mais profundo respeito pelo seu luto.

O nosso bem-haja a todas as Corporações de Bombeiros da nossa região e de todo o país! O nosso muito obrigada a todos os bombeiros e bombeiras que todos os dias põem à prova a sua coragem, oferecendo a todos a sua generosidade e a sua abnegação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss