Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
EDITORIAL

25 de abril sem 25 de Abril

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
É a primeira vez em 38 anos de democracia que a Associação 25 de Abril não participará nos atos comemorativos da “Revolução dos Cravos”. O que levou à Revolução que mudou a História do nosso país? A opressão, a fome, a miséria, a falta de liberdade para ter opinião própria, a falta de condições que levava à emigração, a falta de trabalho, o abismo entre os ricos e os pobres…

Segundo o manifesto lido pelo presidente da Associação 25 de Abril, perante a imprensa escrita e falada, “as medidas e sacrifícios impostos aos cidadãos portugueses ultrapassaram os limites do suportável. Condições inaceitáveis de segurança e bem-estar social atingem a dignidade da pessoa humana”, prossegue o texto, que considera que “o rumo político seguido protege os privilégios, agrava a pobreza e a exclusão social, desvaloriza o trabalho”. (…)

“Portugal não tem sido respeitado entre iguais, na construção institucional comum, a União Europeia. Portugal é tratado com arrogância por poderes externos, o que os nossos governantes aceitam sem protesto e com a autossatisfação dos subservientes. O nosso estatuto real é hoje o de um ‘protectorado’, com dirigentes sem capacidade autónoma de decisão nos nossos destinos”.

“Valeu a pena? Tudo vale a pena / se a alma não é pequena” …

Se o 25 de abril não tivesse acontecido, o rumo da nossa História teria sido outro, o nosso povo não seria o nosso povo…

E que Povo poderíamos nós ser se não aquele que fez uma revolução com canções e cravos?

Já se cumpriu a revolta. E como dizia o poeta: “Falta cumprir Portugal”!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).