Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C

Governo acaba com comboios de passageiros entre Caldas e Figueira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Governo aprovou em Conselho de Ministros o Plano Estratégico dos Transportes, que prevê a execução das reformas estruturais do sector, dando seguimento ao memorando de entendimento assinado com a Troika. O documento prevê a desactivação até ao final do ano do serviço de passageiros na linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Figueira […]
Governo acaba com comboios de passageiros entre Caldas e Figueira

O Governo aprovou em Conselho de Ministros o Plano Estratégico dos Transportes, que prevê a execução das reformas estruturais do sector, dando seguimento ao memorando de entendimento assinado com a Troika. O documento prevê a desactivação até ao final do ano do serviço de passageiros na linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz. Mantém-se a linha activa para o transporte de mercadorias e será assegurada a mobilidade das populações através de transporte rodoviário alternativo. A medida acaba por ser uma machadada nas pretensões de requalificação e modernização da Linha do Oeste, há muito ambicionadas por autarcas e populações dos concelhos servidos. E se a ligação até Lisboa ainda se mantém, fica a dúvida se dentro de algum tempo não será também encerrado este troço, de resto algo que tinha sido equacionado pelo Governo anterior, num estudo entregue à Troika, elaborado pelo Ministério das Finanças e o das Obras Públicas e Transportes, que preconizava o encerramento da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Louriçal, próximo da Figueira da Foz. A política comercial não tem sido favorável para o aumento do número de passageiros. Comboios com horários pouco atractivos, serviço sem argumentos competitivos perante o transporte rodoviário e estações encerradas, acabaram por afastar os clientes. A medida apanha os autarcas da região algo desprevenidos e esperam-se reacções nos próximos dias. Curiosamente, no passado fim-de-semana, um plenário distrital de reformados reunido na Marinha Grande aprovou uma resolução em defesa da Linha do Oeste. “De há muitos anos que esta linha, fundamental para o desenvolvimento do nosso distrito, tem sido alvo de um brutal desinvestimento: encerramento de estações, horários desajustados e material circulante obsoleto. A viabilização da linha do Oeste é um problema que diz respeito a toda a população do distrito. A sua baixa operacionalidade prejudica de modo particular os reformados, que podiam ter nesta infra-estrutura um meio cómodo, rápido e barato de se deslocarem”, refere o documento.Os reformados, por certo ainda desconhecedores do anúncio de encerramento do troço entre Caldas e Figueira, deliberaram “manifestar a exigência de que sejam resolvidos rapidamente todos os problemas que afectam a Linha do Oeste com vista à sua plena operacionalidade, bem como seja encetado um processo de modernização que permita o seu aproveitamento como via estruturante do sistema distrital de transportes, quer na vertente de mercadorias quer na de passageiros”. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf