Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C

Há doentes a mais no serviço de urgências do Hospital das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O serviço de urgências do Hospital das Caldas é incapaz de suprir as necessidades, pela lotação de doentes internados, que é superior à lotação máxima. Estes são algumas das conclusões de uma resposta a um documento de apresentação pelo grupo da urgência médico-cirúrgica, assinada por todos os enfermeiros do serviço de enfermagem do Hospital das […]
Há doentes a mais no serviço de urgências do Hospital das Caldas

O serviço de urgências do Hospital das Caldas é incapaz de suprir as necessidades, pela lotação de doentes internados, que é superior à lotação máxima. Estes são algumas das conclusões de uma resposta a um documento de apresentação pelo grupo da urgência médico-cirúrgica, assinada por todos os enfermeiros do serviço de enfermagem do Hospital das Caldas e que foi entregue à anterior administração liderada por Manuel Nobre. O JORNAL das CALDAS tentou uma entrevista com o actual presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), mas tal não foi possível. Contudo, Carlos Sá declarou que “o serviço de urgência é uma área onde precisamos actuar, mas actualmente não temos nada de novo sobre as urgências”. No documento a que o JORNAL das CALDAS teve acesso é referido que o serviço de urgência geral (SUG) “no ano seguinte à constituição do CHON pouco se elevou de 45 mil admissões para 46 mil em 2009, já o número de doentes internados, com duração inferior a 24 horas, passou de 1430 para 2503”. O documento descreve o SUG como “um espaço físico incapaz de suprir as necessidades e uma lotação de doentes internados superior à lotação máxima da infra-estrutura”. No documento pode ler-se ainda que “a equipa de enfermagem do SUG considera que não se encontram satisfeitas as condições básicas necessárias para o garante da segurança do doente e para a prestação dos cuidados mínimos de conforto e terapêutica”. “A elevada carga de trabalho que presentemente se vive no SUG, aliada a uma falta de orientação estratégica para o futuro do serviço e instituição, revelam um incumprimento das dotações seguras capazes de garantir os níveis de segurança para o utente. Tal cenário, transfere para a esfera dos profissionais uma responsabilidade que estes não podem nem querem assumir em defesa das sua responsabilidade individual e colectiva enquanto classe profissional”, lê-se. Por último é referido que “o utente aguarda decisão terapêutica ou vaga em serviço de internamento em corredor-macas” e que “no turno da noite quando fica só um enfermeiro para dez utentes em serviço de SO”. “Enquanto as medidas propostas não forem aplicadas ou analisadas, não poderemos assumir a responsabilidade pela segurança dos utentes por nós assistidos”, dizem em conclusão os enfermeiros do Hospital das Caldas. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11