Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
20° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 23° C

Encenação da Via Sacra nas Gaeiras

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A encenação da Via Sacra decorreu na vila de Gaeiras, no passado dia 20. Os fiéis percorreram as ruas da localidade, relembrando a caminhada de Jesus até ao Calvário, com momentos de reflexão. As 14 estações da Via-sacra estiveram distribuídas por várias ruas e bairros da vila. A 1ª (Jesus é condenado à morte) e […]
Encenação da Via Sacra nas Gaeiras

A encenação da Via Sacra decorreu na vila de Gaeiras, no passado dia 20. Os fiéis percorreram as ruas da localidade, relembrando a caminhada de Jesus até ao Calvário, com momentos de reflexão. As 14 estações da Via-sacra estiveram distribuídas por várias ruas e bairros da vila. A 1ª (Jesus é condenado à morte) e 14ª (Jesus é sepultado) no Largo junto à Igreja N. S.ª da Ajuda; 2ª (Jesus toma a cruz aos ombros) no Bairro de St.º António; 3ª (Jesus cai pela primeira vez) no Cruzamento das Ruas do Coxo à Olaria/Rua do Barreiro; 4ª (Jesus encontra a sua mãe) na Rua Principal junto à Bomba D’Água; 5ª (Jesus é ajudado por Simão de Cirene) na Rua Principal, no Cruzamento com a Travessa à Rua Principal; 6ª (Verónica enxuga o rosto de Jesus) no Bairro da Cerca, junto ao Largo do Mercado; 7ª (Jesus cai pela segunda vez) no Cruzamento da Rua Fonte do Gato/Rua do Convento; 8ª (Jesus encontra as mulheres de Jerusalém) no Largo de S. Marcos, junto à Capela de S. Marcos; 9ª (Jesus cai pela terceira vez), 10ª (Jesus é despojado das suas vestes), 11ª (Jesus é pregado na cruz), 12ª (Jesus morre na cruz) e 13ª (Jesus é descido da cruz) no sítio do Pombal. As estações tinham arranjos e cenários adequados à cerimónia, por iniciativa dos residentes da zona. As leituras foram feitas pelos moradores próximo do local da estação, bem como cada cruz e tarja com as frases de cada estação. A iluminação pública foi desligada durante a realização da Via Sacra e cada rua e bairro inovou na iluminação natural. Todas as ruas estiveram engalanadas e decoradas por livre iniciativa, critério e gosto dos residentes. Foram criados cenários em duas carrinhas que circulavam de estação em estação, com as régies móveis equipadas de som e focos de luz. O piso das ruas esteve repleto de verduras e durante o percurso foram envolvidos por cerca de 100 escuteiros com archotes. A organização esteve a cargo da Paróquia de Óbidos e de um grupo de voluntários das Gaeiras. Ao todo foram 60 figurantes, numa dramatização que também foi à vila de Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, no dia 21 de Março, e irá à vila de Óbidos, no dia 2 de Abril, no âmbito da Semana Santa. A encenação é apoiada pelo Município de Óbidos e Junta de Freguesia de Gaeiras.   (foto João Polónia)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre