Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C

Nadadores salvadores resgatam mulher das correntes da Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma mulher residente em Vila Real e que passava férias nas Caldas da Rainha ficou ferida com gravidade na praia da Lagoa, na Foz do Arelho. Foi socorrida por dois nadadores salvadores da concessão quando se estava a afogar, ao final da tarde de 21 de Julho. A mulher, com cerca de 60 anos, estava […]
Nadadores salvadores resgatam mulher das correntes da Lagoa de Óbidos

Uma mulher residente em Vila Real e que passava férias nas Caldas da Rainha ficou ferida com gravidade na praia da Lagoa, na Foz do Arelho. Foi socorrida por dois nadadores salvadores da concessão quando se estava a afogar, ao final da tarde de 21 de Julho. A mulher, com cerca de 60 anos, estava acompanhada por familiares, mas ter-se-á ausentado dos acompanhantes e ao deslocar-se para uma área sem vigilância veio a ser vítima das correntes e fundões da Lagoa de Óbidos. O alerta foi feito por populares e pescadores que estavam junto à zona das chapas. “Estávamos no nosso posto de praia e fomos alertados para uma ocorrência numa zona sem vigilância a cerca de 300 metros das nossas concessões. Fomos socorrer a senhora que estava de cabeça para baixo à nossa chegada e inconsciente. Tirámo-la da água e pedi imediatamente a máscara de reanimação, porque reparei que a senhora não estava a ventilar nem a insuflar oxigénio”, relatou Nuno Viana um dos nadadores salvadores. Depois das manobras de reanimação, “a senhora produziu vómitos”, o que o fez colocá-la em “posição lateral de segurança”. Depois pediu para chamar 112 e logo de seguida chegou a Polícia Marítima da Foz do Arelho e com a ajuda dos agentes foi controlada a situação até chegarem os elementos do INEM afectos aos bombeiros e os profissionais de saúde da VMER de Caldas da Rainha, que evacuaram a mulher para o hospital em estado considerado grave. “A senhora não falou nada. Esteve sempre rígida. Estava roxa. Quando a tirámos de água não tinha qualquer reacção. Nunca tinha passado por uma situação assim”, afirmou Nuno Viana. O outro nadador-salvador, Henrique Dias, descreveu que as duas senhoras que acompanhavam a mulher “não se aperceberam do acidente”, mas assim que se depararam com a situação “ficaram em estado de choque”. Henrique Dias disse que para fazer o salvamento pegaram naquilo que puderam e correram até à zona das chapas, a cerca de 300 metros do local da concessão e da sua área de actuação. A mulher acabou por ser salva com sucesso e segundo um familiar encontrava-se estável na unidade hospitalar de Caldas a reagir bem aos tratamentos. Aproveitando este acidente Nuno Viana apela a que as pessoas “não nadem ou tomem banho em zonas não vigiadas”, frisando que a zona onde se deu este acidente tem uma placa que diz “zona não vigiada e zona interdita”. Este nadador salvador sente-se ainda inconformado com o facto de mesmo ao lado da concessão, no cais, as pessoas continuarem a saltar para a água e a permanecerem naquela estrutura, apesar dos avisos e alertas. “O cais está interdito e está gente a saltar. As pessoas cortam a fita e continuam a saltar. Já lá fui buscar três pessoas este ano”, lamenta, acrescentando que “o marinheiro está quase sempre lá e eu também apito, mas viramos costas e eles vão lá para cima”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11