Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
13° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Peixe vai faltar por causa da paralisação da frota

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Não vai haver peixe apanhado por barcos portugueses na lota de Peniche nem em qualquer lota do país, e dificilmente haverá importação de peixe fresco para colocar à venda, porque os armadores espanhóis, franceses e italianos também vão paralisar”. A garantia foi dada ao JORNAL DAS CALDAS por Jerónimo Rato, presidente da Cooperativa dos Armadores […]
Peixe vai faltar por causa da paralisação da frota

“Não vai haver peixe apanhado por barcos portugueses na lota de Peniche nem em qualquer lota do país, e dificilmente haverá importação de peixe fresco para colocar à venda, porque os armadores espanhóis, franceses e italianos também vão paralisar”. A garantia foi dada ao JORNAL DAS CALDAS por Jerónimo Rato, presidente da Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal, e da Associação dos Armadores de Pesca Local, Costeira e Largo da Zona Oeste, ambas com sede em Peniche. A frota nacional paralisa a partir de 30 de Maio e ameaça só retomar a actividade quando o Governo decidir tomar medidas que atenuem os custos decorrentes do aumento dos combustíveis. “Andamos há mais de três anos a alertar para a escalada de preços, desde o final do último Governo PSD. O actual ministro das pescas não dá resposta a este problema e nós achamos que é insuportável continuar a ir ao mar, porque chegámos ao limite e o que se pesca não paga os custos que se tem”, afirmou Jerónimo Rato. “Pagamos 80 cêntimos por litro de gasóleo e para ser rentável devíamos pagar até 35 cêntimos”, indicou. O dirigente referiu que “Bruxelas não permite ajudas directas para pagar os combustíveis, mas admite o apoio até 30 mil euros por cada empresa de pesca, só que o Governo não implementa esta ajuda, nem suspende o pagamento dos encargos para a Segurança Social até normalizar o preço dos combustíveis”. Jerónimo Rato assegurou que a adesão à paralisação será “total e por tempo indeterminado, até haver sinal da vontade do Governo em resolver o problema”. Algumas dezenas de toneladas de pescado deixarão de entrar diariamente na lota de Peniche, colocando em risco a existência de sardinha para o importante festival gastronómico local “Sabores do Mar”, de 6 a 15 de Junho, e para os santos populares. Os armadores de Peniche iam reunir esta semana para definir formas de luta após os primeiros dias de paralisação. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem à água no Hospital Termal

"Pela água é que vamos" foi um momento de homenagem à água, fonte da vida, promovido pelo Município das Caldas da Rainha no dia 29 de abril, no Hospital Termal, com interpretação de Inês Fouto, acompanhada pelo músico Joaquim António Silva e pela flautista Cristina Louro.

ines

AD Óbidos e Catarinense empatam

A AD Óbidos recebeu o Catarinense a contar para a última jornada do campeonato distrital de futsal no escalão de infantis, tendo empatado a quatro bolas.

infantis

Unidade Local de Saúde do Oeste melhora processo cirúrgico

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) encontra-se em processo de certificação de um programa inovador que tem impacto em todas as fases do processo cirúrgico, desde a preparação pré-operatória até ao período pós-alta, com o objetivo de otimizar a recuperação, reduzir o tempo de internamento hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

cirurgia