Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Peixe vai faltar por causa da paralisação da frota

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Não vai haver peixe apanhado por barcos portugueses na lota de Peniche nem em qualquer lota do país, e dificilmente haverá importação de peixe fresco para colocar à venda, porque os armadores espanhóis, franceses e italianos também vão paralisar”. A garantia foi dada ao JORNAL DAS CALDAS por Jerónimo Rato, presidente da Cooperativa dos Armadores […]
Peixe vai faltar por causa da paralisação da frota

“Não vai haver peixe apanhado por barcos portugueses na lota de Peniche nem em qualquer lota do país, e dificilmente haverá importação de peixe fresco para colocar à venda, porque os armadores espanhóis, franceses e italianos também vão paralisar”. A garantia foi dada ao JORNAL DAS CALDAS por Jerónimo Rato, presidente da Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal, e da Associação dos Armadores de Pesca Local, Costeira e Largo da Zona Oeste, ambas com sede em Peniche. A frota nacional paralisa a partir de 30 de Maio e ameaça só retomar a actividade quando o Governo decidir tomar medidas que atenuem os custos decorrentes do aumento dos combustíveis. “Andamos há mais de três anos a alertar para a escalada de preços, desde o final do último Governo PSD. O actual ministro das pescas não dá resposta a este problema e nós achamos que é insuportável continuar a ir ao mar, porque chegámos ao limite e o que se pesca não paga os custos que se tem”, afirmou Jerónimo Rato. “Pagamos 80 cêntimos por litro de gasóleo e para ser rentável devíamos pagar até 35 cêntimos”, indicou. O dirigente referiu que “Bruxelas não permite ajudas directas para pagar os combustíveis, mas admite o apoio até 30 mil euros por cada empresa de pesca, só que o Governo não implementa esta ajuda, nem suspende o pagamento dos encargos para a Segurança Social até normalizar o preço dos combustíveis”. Jerónimo Rato assegurou que a adesão à paralisação será “total e por tempo indeterminado, até haver sinal da vontade do Governo em resolver o problema”. Algumas dezenas de toneladas de pescado deixarão de entrar diariamente na lota de Peniche, colocando em risco a existência de sardinha para o importante festival gastronómico local “Sabores do Mar”, de 6 a 15 de Junho, e para os santos populares. Os armadores de Peniche iam reunir esta semana para definir formas de luta após os primeiros dias de paralisação. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1