A partir das onze da manhã, todos os domingos e feriados, o Grupo Phoz Plage encontra-se para jogar futebol na praia, alargando o convívio a quem queira aparecer, mas no primeiro dia do ano o convívio assume contornos especiais, com a ida ao banho no mar. A iniciativa tem passado por várias gerações.
Anibal Remigio, responsável do grupo, contou que “alguns que só vêm especificamente no dia 1, no resto do ano não aparecem cá”.
“Mantivemos uma tradição. Este grupo no ano passado fez 60 anos e quaisquer que sejam as condições climatéricas estamos sempre aqui a jogar à bola para honrar os vivos e respeitar os que já partiram. Antigamente era proibido jogar à bola na praia e para alguns dos que já partiram foi uma luta para se poder jogar”, relatou.
Uma das regras no Phoz Plage era a seguir ao jogo “tomar banho de mar e alguns de nós tentamos respeitar sempre”.
Sobre o banho, “a água estava ótima, o que estava desagradável era o vento”.
Houve quem desse mergulhos, outros apenas molharam os pés.
O mais velho a jogar foi Pelé, com 70 anos, e os mais novos, João e Diogo com 10 anos. Também de vez em quando aparecem raparigas.
Como é habitual, quem perde no jogo de futebol arruma as balizas. O convívio acaba com um brinde e alguns doces, e a promessa de, quem puder, regressar aos domingos de manhã e feriados, ou então só no primeiro dia de 2027.










