Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 22° C
17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 23° C
17° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 25° C

Bombarral é o primeiro município do Oeste com protocolo da GNR para programa de apoio a idosos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Bombarral será o primeiro concelho do distrito de Leira e também da região Oeste a implementar o programa eGuard, através de um protocolo de cooperação que o Município assinou com a GNR e que irá proporcionar teleassistência numa fase inicial a cerca de 20 idosos em situação de vulnerabilidade.
Assinatura do protocolo numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho

O documento foi assinado na tarde da passada quinta-feira pelo presidente do Município do Bombarral, Ricardo Fernandes, e pelo responsável pelo Comando Territorial de Leiria da GNR, Adérito Santos, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

De acordo com o agente Grazina Cardoso, que apresentou o eGuard, este serviço funcionará 24 horas por dia.  

Os utentes do serviço recebem gratuitamente um aparelho com botão de pânico associado a um cartão de telemóvel, que quando acionado alerta a GNR, que reconhece logo todas as informações acerca do utente e pode responder imediatamente a qualquer situação de emergência.

O equipamento pode ser usado pendurado ao pescoço do utente e possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS) que permite comunicar por voz com os operadores da GNR. De imediato, os militares entram em contacto com o idoso para averiguar a situação e, em caso de solicitação ou falta de resposta, uma patrulha da GNR é enviada ao local.

O sistema de teleassistência é monitorizado em permanência através de um portal que está acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR de Leiria e nos dispositivos móveis das patrulhas que estão no terreno.

“Este projeto permite aos seniores o prolongamento do tempo na sua habitação, retardando a sua institucionalização”, afirmou o tenente-coronel Adérito Santos.

A estimativa da GNR é que cerca de 20 idosos possam ser abrangidos pelo eGuard, os quais, segundo o comandante, serão selecionados entre aqueles que “respondam aos critérios de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento, consubstanciando-se em situações de maior risco ou vulnerabilidade”.

O tenente-coronel disse que no âmbito da campanha natalícia em que a GNR visitou idosos que vivem sozinhos e passam o natal sem a família, “houve uma senhora que referiu que se não fosse aquela conversa com os agentes tinha cometido uma loucura”.  

“Esta será a primeira autarquia do distrito de Leiria a implementar aquele programa”, revelou o comandante, acrescentando que “o projeto já foi apresentado em todos os concelhos do distrito, alguns dos quais se mostraram interessados em aderir”.

De acordo com o mesmo responsável, o objetivo é que o eGuard seja implementado em todos os municípios do distrito.

Atualmente, a GNR tem o sistema eGuard nos Comandos Territoriais da Guarda, Viseu e Braga, num total de 25 Municípios e 218 equipamentos (285 adquiridos).

Este projeto piloto foi inicialmente implementado no distrito da Guarda, onde obteve excelentes resultados e que culminou com uma premiação na sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro. 

Município do Bombarral assegura os custos

Na área de intervenção social o Município do Bombarral tem assumido um papel interventivo no apoio a projetos que constituam uma ajuda na promoção do bem-estar e da qualidade de vida de grupos da população mais vulneráveis.

Neste sentido, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral reforçou a total continuidade na colaboração institucional entre a autarquia e as forças de segurança, para assegurar uma maior proteção de todos os munícipes.

O autarca destacou a importância do projeto, nomeadamente com o “nosso posto territorial da GNR na pessoa do comandante Rui Penteado, em que temos uma constante preocupação e diálogo na proteção de todos os munícipes bem como no combate ao isolamento dos idosos”.

Ricardo Fernandes disse ainda que a identificação dos cidadãos será feita em estreita colaboração com o serviço de Ação Social do Município.

Segundo o autarca, cabe ao Município assegurar os custos de aquisição dos aparelhos e os custos com telecomunicações, cujo valor “ainda não está definido”.

“Garantir respostas ao nível da prevenção e promoção da qualidade de vida, combatendo os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, proporcionando uma resposta imediata em situações de emergência, evitando a necessidade de recorrer à institucionalização, está entre os objetivos do programa”, apontou.  

O presidente manifestou ainda a disponibilidade para “alargar o programa a mais idosos, sempre que seja identificada essa necessidade”.

O autarca recordou que Portugal está a envelhecer a um ritmo mais acelerado do que restantes países europeus e que é um problema premente.

“O Município vai assinar um protocolo de estímulo à natalidade porque é urgente que se faça alguma coisa para inverter a situação”, salientou.

GNR 2
O agente Grazina Cardoso apresentou o sistema, que consiste na entrega a cada utente de um aparelho com botão de pânico
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Geoparque Oeste entrega distinções

No dia 21 de junho, o Geoparque Oeste realizou um evento em celebração da efeméride do Dia da Gastronomia Sustentável, no Centro Interpretativo do Geoparque Oeste, no Bombarral.

geoparque

Rádio Miúdos grava no comboio Alfa Pendular

Numa parceria com a CP, que visa incentivar as viagens de comboio entre os mais novos, a Rádio Miúdos, com sede no Bombarral, realizou no dia 27 de junho, pela primeira vez, a gravação de uma emissão a bordo do Alfa Pendular, numa viagem entre Lisboa e o Porto.

Mural de homenagem a Maria Barreira foi apresentado

O legado artístico de Maria Barreira encontra-se interpretado num mural, no centro da vila do Bombarral, idealizado pelos alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP).

barreira