O legado artístico de Maria Barreira encontra-se interpretado num mural, no centro da vila do Bombarral, idealizado pelos alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP).
A apresentação do mural aconteceu a 24 de junho, na Mata Municipal do Bombarral, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, dos vereadores Fátima Coelho e Bruno Santos, do diretor do AEFP, Emanuel Vilaça, bem como da coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Elisabete Silva. O momento contou com uma atuação musical, à viola, pelo aluno Diogo Gomes.
Ricardo Fernandes destacou a importância desta homenagem à escultora bombarralense, cuja obra faz parte do espólio do Museu Municipal. Fátima Coelho, com o pelouro da Cultura, saudou a intenção dos alunos eternizarem o trabalho de Maria Barreira no muro da Mata Municipal.
Neste trabalho de arte urbana, realizado sob a coordenação da professora Paula Rito, pode-se observar a figura da mulher – muito representada nas esculturas de Maria Barreira – maternidades e nazarenas. Para além da escultura, dedicou-se também à produção medalhística, presente igualmente no mural.
O mural “Maria Barreira” vem juntar-se a outros existentes no concelho, produzidos no âmbito do projeto Apalavrartes, aprovado pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito do Movimento 14-20 a Ler e do Projeto Cultural de Escola.
0 Comentários