Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Relançamento do Prémio Literário Armando Silva Carvalho pelo Município de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Prémio Literário Armando da Silva Carvalho, atribuído pelo Município de Óbidos, vai ser retomado. O anúncio foi feito no dia 12 de abril, por Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura na autarquia obidense, no Jantar Literário promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) e que decorreu no Convento São Miguel, nas Gaeiras.
Entrega dos diplomas aos alunos da 3ª edição do curso de Turismo Literário

Inserido no Festival Latitudes – Literatura e Viajante, o terceiro jantar literário foi inspirado na vida e obra do poeta de Óbidos, Armando Silva Carvalho, nascido no Olho Marinho, em 1938 e que faleceu no hospital das Caldas.

A autarca revelou que o Prémio Literário Armando Silva Carvalho, instituído pela Município de Óbidos, que se destina a premiar uma obra de poesia, escrita em língua portuguesa, cuja primeira edição decorreu em 2020, vai ser retomado. “A iniciativa não continuou na altura devido à pandemia, mas a ideia é lançar o prémio na próxima edição do Latitudes, para depois premiar no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, ou ao contrário”, referiu.

A vereadora recordou que a primeira edição do prémio literário foi lançada no Folio, agora tendo este festival uma programação já mais intensa e com um dia dedicado à poesia fez todo o sentido lançar a segunda edição.  

“A primeira edição foi apenas para escritores que fazem poemas em língua portuguesa e que têm de ter a sua primeira edição num país lusófono. Agora estamos a equacionar dinamizá-lo numa vertente mais juvenil, talvez poder ter duas categorias, mas sempre tendo como base a língua portuguesa”, explicou Margarida Reis.

Quem ganha normalmente recebe um cheque e uma residência literária. Segundo a autarca, o valor do cheque para a segunda edição ainda não foi discutido, mas “iremos certamente encontrar um valor mais simpático”.

“Queríamos fazer de acordo com o que fazemos com o prémio Fernando Leite Couto, em que temos as nossas residências literárias e gostaríamos muito também podermos reabilitar uma casa no Olho Marinho para residência literária e o centro interpretativo de Armando Silva Carvalho”, adiantou.

O jantar teve como propósito a entrega dos diplomas relativos à conclusão do curso de Turismo Literário, que contou com 33 formandos de norte a sul do país nesta terceira edição (de 75 horas online durante quatro meses), coordenada pela professora Marta Marques. O jantar teve como tema “A Sombra do Mar”, último livro publicado por Armando Silva Carvalho, premiado com o Grande Prémio DST Literatura 2014.

Preparado pelos alunos do 3.º ano de Técnico/a de Cozinha e Pastelaria, orientados pelo chef Tiago Costa, e servido pelos alunos do 1.º ano de Técnico/a de Restauração e Bar, sob orientação da chef de sala, Marisa Rosa, o jantar apresentou um roteiro literário elaborado pela professora de português da escola, Cristina Ruivo. Foi uma refeição “hino ao mar” em homenagem a Armando Silva Carvalho, uma figura que impôs o sabor do mar em toda a sua obra, talvez por via do seu local de nascimento.

Ao longo do jantar foram declamados vários poemas do poeta obidense por alunos e professores do curso, em vários momentos conduzidos pela professora Cristina Ruivo. “Penso que nem todos conheciam a poesia de Armando Silva Carvalho. O que hoje ouvimos do autor é gota íntima no mar da literatura”, referiu a docente.

Também a ementa foi dedicada ao mar e um incentivo a hábitos alimentares sustentáveis. 

Como entrada degustou-se “Carapau alimado com açorda”. Foram servidos dois pratos de peixe. Um foi “Tataki de atum com puré de aipo e maça” e o segundo foi “Ruivo em Caldeirada”. A sobremesa “Bolo de Batata-Doce e Gelado de Carapau” finalizou a degustação.

Vai ser lançada a 4ª edição do curso de Turismo Literário

O repto de retomar o Prémio Literário Armando Silva Carvalho foi feito por Daniel Pinto, diretor da EHTO, no seu discurso no final do jantar literário.

“A formação na escola serve para transformar a nossa economia e aquilo que é a nossa oferta de produtos e serviços culturais e turísticos”, disse.

“Quando nós escolhemos Armando Silva Carvalho como tema para este jantar acreditamos que deve valorizar o seu património cultural artístico e neste caso o património literário”, salientou, acrescentando que que tem “uma obra notável publicada de grande qualidade”.

“Se a Câmara Municipal de Óbidos em boa hora lançou o prémio literário Armando Silva Carvalho, que teve a primeira edição em 2020 e que depois foi interrompido, venho lançar o desafio para que no futuro este prémio possa ser relançado, porque é uma riqueza muito grande que temos aqui na nossa região”, adiantou o responsável.  

Daniel Pinto revelou que na próxima edição do Folio vão lançar a quarta edição do curso de Turismo Literário, que “continua a ser uma oferta única nas escolas do Turismo de Portugal e mesmo fora destas escolas não há muita oferta neste tema”.

Segundo o diretor da EHTO, “hoje tivemos uma prova evidente de que este curso faz sentido porque tivemos pessoas que trabalham na administração pública, nas câmaras, nos museus, nos ministérios, nas bibliotecas, agências de viagens, hotéis, relacionados com a área da cultura e do turismo e ainda jovens empresários que estão à procura de novas oportunidades e querem investir neste setor”, referiu.

“Não queremos perder o online porque assim podemos chegar a pessoas de todo o país, mas queremos que haja mais encontros presenciais”, conto, Daniel Pinto. O curso tem o custo de 170 euros.

Segundo Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo, “preparar pessoas para receber viajantes mais exigentes que estão interessados em conhecer o nosso país pela obra dos nossos escritores e pelas paisagens que inspiram nos livros é o objetivo do curso”.  

A entrega dos diplomas aos alunos do curso de Turismo Literário decorreu no final do jantar também com a presença do escritor José Luís Peixoto, que assinou a curadoria do Festival Latitudes, e da vereadora da Câmara das Caldas. Conceição Henriques.

Antes do Jantar Literário decorreu um concerto de voz e piano no Convento São Miguel, com a jovem de 14 anos Beatriz Ferro e Melanie Russo.

jantar literario 2
Concerto de voz (Beatriz Ferro) e piano (Melanie Russo)
jantar literario 3
Ementa inspirada no mar e um incentivo a uma alimentação sustentável
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Teatro da Pessoa no Festival Barómetro

O Teatro da Pessoa, em parceria com a Junta de Freguesia das Gaeiras e o Município de Óbidos, organiza a segunda edição do Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística, que acontecerá no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, de 12 a 19 de maio.

teatro

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2