Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Licenciada central fotovoltaica para Atouguia da Baleia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Peniche aprovou o licenciamento do investimento de 5,6 milhões de euros da empresa portuguesa Hyperion Renewables para a instalação de uma central fotovoltaica na Atouguia da Baleia.

A Câmara de Peniche aprovou o licenciamento do investimento de 5,6 milhões de euros da empresa portuguesa Hyperion Renewables para a instalação de uma central fotovoltaica na Atouguia da Baleia.

De acordo com a agência Lusa, a central terá oito Unidades de Pequena Produção com uma potência de 8000 quilowatt com recurso a energia solar.

Os quase 18 mil módulos fotovoltaicos da central vão produzir 16 gigawatts/hora por ano, o equivalente ao consumo de quase oito mil habitações, evitando a emissão de mais de nove mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera em comparação com a mesma quantidade de eletricidade produzida a partir do gás natural ou do carvão.

O prazo de execução da instalação da central é de um ano, a contar do início das obras.

O projeto insere-se em área de Reserva Ecológica Nacional, mas a sua implantação é considerada compatível com os objetivos de proteção ecológica e ambiental e de prevenção e redução de riscos naturais.

A Agência Portuguesa do Ambiente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a empresa Infraestruturas de Portugal também deram parecer favorável.

A aprovação por parte do município de Peniche está condicionada à entrega de projeto das infraestruturas de acesso à propriedade e a execução das mesmas a cargo do requerente.

A empresa comprometeu-se a beneficiar um troço da antiga Estrada Nacional 114 e a incluir uma ciclovia para melhorar e facilitar a circulação. A Hyperion Renewables, fundada em 2006, desenvolve parques solares de grande escala em Portugal e Espanha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional da Resistência e da Liberdade inaugurado em Peniche

O Presidente da República e vários membros do Governo, como as ministras da Cultura e da Justiça e a secretária de Estado da Cultura, marcaram presença no passado sábado na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.

resistencia1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2