Q

Previsão do tempo

26° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Novo líder do Sindicato Independente dos Médicos eleito em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.
Nuno Rodrigues é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tirou a especialidade em Saúde Pública em 2013 e, nove anos depois, obteve o grau de Consultor.

Em 2022 recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro pelo Município de Torres Vedras e, no ano seguinte, realizou uma Pós-Graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração, em Santarém.

Membro do Secretariado Nacional do SIM desde 2018, assumiu agora a liderança do sindicato, aos 41 anos.

O novo secretário-geral do SIM foi médico de saúde pública no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, entre 2014 e 2023, tendo desempenhado as funções de coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (entre 2014 e 2022). Foi responsável pela área do Planeamento em Saúde e Vigilância Epidemiológica, orientador de formação do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2017) e membro de diversos júris de avaliação final do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2019).

Foi também coordenador local do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e do Programa Nacional de Vacinação (entre 2022 e 2023), e coordenador da Equipa de Vigilância Epidemiológica da Jornada Mundial da Juventude 2023, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Foi supervisor do European Programme for Intervention Epidemiology Training (2019) e membro da Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e sua Implementação (2020-2022) e das equipas da saúde na preparação e resposta de diversos eventos de massas.

Entre 2014 e 2022 assumiu, ainda, a função de delegado de saúde do ACES Oeste Sul.

Desde a criação da ULSO, a 1 de janeiro deste ano, que é médico de saúde pública nesta unidade.

A atividade sindical do novo secretário-geral do SIM iniciou-se em 2015, como delegado sindical no ACES Oeste Sul e membro do Secretariado Regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo triénio de 2015/2018 assumiu, ainda, a presidência da Comissão Nacional de Saúde Pública.

No triénio seguinte, entre 2018 e 2021, foi secretário regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo e membro da Comissão Nacional de Saúde Pública.

Desde 2018 que é membro do Secretariado Nacional do Sindicato.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.