Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Novo líder do Sindicato Independente dos Médicos eleito em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.
Nuno Rodrigues é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tirou a especialidade em Saúde Pública em 2013 e, nove anos depois, obteve o grau de Consultor.

Em 2022 recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro pelo Município de Torres Vedras e, no ano seguinte, realizou uma Pós-Graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração, em Santarém.

Membro do Secretariado Nacional do SIM desde 2018, assumiu agora a liderança do sindicato, aos 41 anos.

O novo secretário-geral do SIM foi médico de saúde pública no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, entre 2014 e 2023, tendo desempenhado as funções de coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (entre 2014 e 2022). Foi responsável pela área do Planeamento em Saúde e Vigilância Epidemiológica, orientador de formação do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2017) e membro de diversos júris de avaliação final do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2019).

Foi também coordenador local do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e do Programa Nacional de Vacinação (entre 2022 e 2023), e coordenador da Equipa de Vigilância Epidemiológica da Jornada Mundial da Juventude 2023, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Foi supervisor do European Programme for Intervention Epidemiology Training (2019) e membro da Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e sua Implementação (2020-2022) e das equipas da saúde na preparação e resposta de diversos eventos de massas.

Entre 2014 e 2022 assumiu, ainda, a função de delegado de saúde do ACES Oeste Sul.

Desde a criação da ULSO, a 1 de janeiro deste ano, que é médico de saúde pública nesta unidade.

A atividade sindical do novo secretário-geral do SIM iniciou-se em 2015, como delegado sindical no ACES Oeste Sul e membro do Secretariado Regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo triénio de 2015/2018 assumiu, ainda, a presidência da Comissão Nacional de Saúde Pública.

No triénio seguinte, entre 2018 e 2021, foi secretário regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo e membro da Comissão Nacional de Saúde Pública.

Desde 2018 que é membro do Secretariado Nacional do Sindicato.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1