Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Anunciada programação de primavera e verão da Foz do Arelho, Nadadouro e Salir do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município das Caldas da Rainha aposta este ano num cartaz turístico “capaz de atrair um maior número de visitantes”, com “a melhor Beach Party do Oeste”, dois festivais de música, um de gastronomia e mais de uma dezena de eventos desportivos que marcam a programação de primavera e verão da Foz do Arelho, Nadadouro e Salir do Porto, as três freguesias do concelho ligadas ao mar. Na apresentação do evento, no Inatel Foz do Arelho, o presidente da Câmara Municipal das Caldas realçou a “dinâmica” da organização dos “eventos e atividades de diversas áreas, com o intuito de potenciar a nossa zona”.
Apresentação da programação

A “melhor Beach Party do Oeste”, a FozBeats, será no areal da praia da Foz do Arelho, que este ano tem quatro noites de festa (17 a 20 de julho) com dezassete artistas. A organização vai elevar a fasquia e a FozBeats “vai decorrer num recinto fechado com ecrãs gigantes, criando assim um ambiente único”.

O cartaz ainda não foi divulgado. A FozBeats deixará de ter entradas gratuitas por “questões de segurança e controlo do número de espetadores”.

A lotação por noite, segundo a autarquia, deverá ser de cerca de quinze mil pessoas. O passe para os quatro dias tem o custo de quinze euros e o bilhete diário tem o preço de cinco euros.

Entre as novidades da programação deste verão, o autarca destacou o “DunaBeats” – Smells Like 90’s em Salir do Porto, que pretende contribuir para a “divulgação turística da duna de Salir, uma das maiores da Europa”. Irá decorrer em 22 de junho, com atuações de “Corda Bamba Rock Covers”, “Smells Like 90s” e DJ Tiago Bandeiras. As entradas são gratuitas.

A programação com a segunda edição do Festival da Foz do Arelho e Nadadouro entre 12 e 25 de abril e pretende promover o território e o património gastronómico e cultural ligado à Lagoa de Óbidos.

A iniciativa é organizada pelo Município de Caldas da Rainha, com o apoio das Juntas de Freguesia da Foz do Arelho e do Nadadouro, ACCCRO (Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste) e Associação de Bares de Praia da Foz do Arelho.

Segundo Vitor Marques, a iniciativa é dedicada à gastronomia e “irá contar com a participação de “mais de doze restaurantes das freguesias da Foz do Arelho e do Nadadouro que irão ter pratos dedicados aos produtos da lagoa e com os bares da Foz que irão ter cocktails e petiscos especiais dedicados ao tema”.

Segundo o município, nesta 2.ª edição do festival, além de saborear a gastronomia da Lagoa de Óbidos, os visitantes poderão “contar com atividades desportivas, musicais e culturais para toda a família”. 

Festival de papagaios

festival 2
Vai decorrer o 1º Festival de papagaios

Como grande novidade desta edição destaca-se o “festival de papagaios, onde os mais jovens podem construir o seu próprio papagaio de papel e encantar-se com os papagaios gigantes a ondular ao sabor do vento na praia da Foz do Arelho. A não perder também a exposição e espetáculo de papagaios gigantes iluminados ao pôr-do-sol”.

Haverá ainda “aulas gratuitas de ioga, pilates e alongamentos, junto à Lagoa, a oportunidade de desfrutar dos espetaculares nascer e pôr-do-sol para restaurar o bem-estar, e haverá, também, para os mais aventureiros, atividades ao ar livre, como catamarã, caminhadas e passeios de barco”.

A organização realça o desafio lançado e convida as pessoas a “mergulharem num mar de experiências marítimas e culturais repletas de sabores autênticos”.

O festival da Lagoa de Óbidos tem um orçamento de 6 mil euros e o “DunaBeats” tem o custo de 19 mil euros. O festival de música FozBeats tem um orçamento de 220 mil euros, estimando a autarquia “um retorno financeiro de mais de 100 mil euros”, através da venda dos bilhetes.

1ª Prova Nacional de KiteSurf

Além dos festivais e diversas atividades e eventos o programa inclui uma prova de automobilismo no 28 de abril. A 12ª Regularidade Sport Plus da Foz do Arelho (Rampa da Foz) organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria espera mais de 60 concorrentes.

Como grandes novidades vai decorrer a primeira “Prova Nacional de KiteSurf – I Big Air Open Foz do Arelho”, que se irá realizar durante o mês de abril na Foz do Arelho. A data irá ser anunciada porque a prova depende dos ventos e marés.

Segundo o autarca, a “modalidade de kitesurf é um desporto aquático que utiliza o vento para atravessar a água, através de uma prancha e de um “kite”, tendo a Foz do Arelho condições ideais para o acolhimento deste evento que vai trazer muitas pessoas à zona”. A organização é da APCKite.

O 1º grande prémio da Foz do Arelho (10 km da Foz do Arelho) realiza-se no dia 11 de maio com um percurso certificado pela Federação Portuguesa de Atletismo e World Athletics. Esta prova terá também um circuito de 5 Km, com partida agendada para a Avenida do Mar, passando pela junta de freguesia local, pelo “Penedo Furado” e pelas margens da Lagoa de Óbidos, regressando à Avenida do Mar.

Esta que é a 1ª edição, organizada pela Junta de Freguesia da Foz do Arelho, SIR Pimpões – Triatlo e ACDR Arneirense e com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, pretende disponibilizar diversas provas para que um maior número de pessoas possa participar, oferecendo provas jovens, corrida de 5km, caminhada de 5km e prova principal de 10km.

A prova de Triatlo na Foz do Arelho decorrerá no dia 10 de junho, organizada pela SIR Pimpões e Federação de Triatlo de Portugal. A prova iniciará com o percurso de natação na Lagoa de Óbidos/Foz do Arelho, seguindo-se com o percurso de ciclismo e corrida nas estradas da Foz do Arelho.

A nível desportivo será ainda realizada uma etapa do Portugal Beach Handball Tour (6 e 7 de julho), uma prova do Prémio de Ciclismo Joaquim Agostinho (12 de julho) e o “Trail do Flamingos”, uma corrida solidária que acontecerá a 8 de setembro.

Em datas a anunciar irão também decorrer circuitos de futebol e ténis de praia e um circuito de voleibol.

O presidente da Câmara referiu que estão a construir um campo de futebol de praia perto do Inatel.

“FozComigo” é a nova marca da Foz do Arelho

O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa, disse que o executivo apostou na promoção turística da Foz do Arelho e criou uma marca nova intitulada “FozComigo”, que será apadrinhada pela fadista Cuca Roseta.

O projeto promocional será debruçado em 15 temas. Um deles é o Penedo Furado. A nova imagem será apresentada no aniversário da elevação a vila, a 12 de junho, com a presença de Cuca Roseta, que irá ser a imagem de marca da Foz do Arelho durante um ano.

festival 3
Primeira prova nacional de kitesurf na Foz do Arelho
 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1