Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Professor da ESAD.CR eleito diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

O curador foi escolhido, por unanimidade pelo júri constituído pela historiadora Raquel Henriques da Silva, pela gestora cultural Teresa Patrício Gouveia e pelo curador Vicente Todolí.

O mandato do docente, como diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva, inicia este mês de março, tendo uma duração de três anos.

O novo responsável dirigiu o Museu da Cidade, no Porto, entre 2019 e 2022, e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, entre 2013 e 2019.

Foi ainda subdiretor do Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura (2001-2003), e trabalhou na Fundação Calouste Gulbenkian (2003-2009), onde foi consultor do Serviço de Belas-Artes e curador residente.

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, criada em 10 de maio de 1990, propõe-se promover a divulgação e o estudo da obra de Vieira da Silva e de Arpad Szenes, e de artistas seus contemporâneos com quem conviveram ou cuja obra admiravam.

O museu abriu a 4 de novembro de 1994, com um acervo constituído por obras doadas por Vieira da Silva e pelo depósito de obras de colecções particulares.

A fundação tem ainda um núcleo de obras de Arpad Szenes, mais de duas mil peças em diferentes técnicas e suportes.

O museu desenvolve um trabalho contínuo de investigação e edição para dar a conhecer ao público novos dados sobre os artistas Arpad e Vieira e o seu núcleo de amigos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161