Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C

Urgência Pediátrica sem funcionar um dia por falta de médicos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade de Caldas da Rainha não dispôs de médicos pediatras entre as 08h30 de 1 de outubro e as 08h30 de 2 de outubro, por falta de recursos humanos médicos, pelo que não esteve a funcionar.
Hospital das Caldas continua com constrangimentos

O Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade de Caldas da Rainha não dispôs de médicos pediatras entre as 08h30 de 1 de outubro e as 08h30 de 2 de outubro, por falta de recursos humanos médicos, pelo que não esteve a funcionar.

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) transmitiu que em caso de necessidade de atendimento deveria ser contactada previamente a Linha SNS 24 e que em situações urgentes houvesse recurso à Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras (em funcionamento entre as 09h00 e as 21h00).

Em virtude da situação verificada no país de recusa dos médicos em fazer horas extra além do limite anual suplementar de 150 horas previsto na lei, prevê-se que haja constrangimentos em vários serviços nas Caldas da Rainha, como a Medicina Interna, Cirurgia e Ortopedia.

Apesar das dificuldades de disponibilidade de médicos, o CHO revelou que este ano, de janeiro a agosto, reforçou a sua atividade assistencial à população, realizando 111.522 consultas médicas (mais 4,6% do que no mesmo período no ano passado) e 6.773 cirurgias (mais 21,4%). Foram ainda registadas 11.740 sessões de hospital de dia (mais 18,5%) e 113.542 atendimentos (mais 2,6%) nas três urgências do CHO (Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche).

Entretanto, os deputados Hugo Oliveira, Paulo Pinto, Olga Silvestre e João Marques, da bancada do PSD na Assembleia da República, apresentaram um requerimento com perguntas ao ministro da Saúde, pretendendo saber qual o ponto de situação das obras na Obstetrícia no Hospital das Caldas da Rainha e se terminam em outubro como anunciado.

O serviço está encerrado desde 1 de junho para a requalificação da maternidade, com o prazo até ao final de outubro. “A situação tem causado constrangimentos às grávidas da região”, recordam os deputados.

Os social-democratas questionam ainda quando será criada a Unidade de Cuidados Intensivos no Centro Hospitalar do Oeste, anunciada em 2021 pelo então secretário de Estado de Saúde para os hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras.

Queixa em Bruxelas

A Comissão de Utentes do CHO anunciou que decidiu instaurar um processo-crime contra o Governo e enviar para Bruxelas, onde deu entrada no dia 26 de setembro, reclamando que “a saúde no Oeste seja tratada de uma forma digna a que todos os utentes têm direito”.

“Uma vez recorridos a todos os meios do nosso país e não vermos satisfeitas as nossas pretensões”, justificou a comissão, decidiu avançar com a queixa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11