Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C

36 voluntários recolheram 86 quilos de lixo em duas horas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em cerca de duas horas, 36 voluntários das Caldas da Rainha, dos 5 aos 78 anos, recolheram no dia 15 de abril quase 86 quilos de lixo das ruas da freguesia de Santo Onofre. Depois da recolha dos resíduos foi feita a separação e respetiva reciclagem.
A organização e os voluntários

Em cerca de duas horas, 36 voluntários das Caldas da Rainha, dos 5 aos 78 anos, recolheram no dia 15 de abril quase 86 quilos de lixo das ruas da freguesia de Santo Onofre. Depois da recolha dos resíduos foi feita a separação e respetiva reciclagem.

Foi a terceira ação organizada pela #CALDASSempreLimpa (Manuel Bandeira Duarte), iniciativa cívica que pretende sensibilizar a população para a importância da limpeza urbana e também pela Ecodogswalk, (Véronique Tomás).

Segundo a organização, os voluntários foram divididos em quatro grupos, partiram da Rotunda da Fonte Luminosa e percorreram zonas da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra e Serra do Bouro. Na sequência deste evento, foi possível obter o seguinte resultado em termos de pesagem de resíduos: 49,7 kg de lixo indiferenciado, 8,89 kg de vidro, 19,96 kg de plástico, 7,2 kg de papel e um pneu. “O empenho foi irrepreensível e de uma vasta união”, salientou Manuel Bandeira Duarte, revelando que apanharam muito plástico e beatas. “O nosso principal foco é no cuidado que é necessário termos com o nosso mundo, não colocando o lixo nas ruas e fora dos contentores”, sustentou.

lixo 2
Depois da recolha foi feita a separação do lixo

Como esta iniciativa reside “não apenas no ofício da recolha do lixo, mas acima de tudo no exemplo que se pode dar aos outros”, tem a colaboração das Uniões de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, e Santo Onofre e Serra do Bouro, Go Green do La Vie e participação dos Serviços Municipalizados das Caldas (SMAS.CR).

Amaro Correia, diretor do centro comercial La Vie Caldas, aderiu à ação como voluntário e dedicou-se a apanhar beatas do chão. “É uma evidência clara que a limpeza das ruas depende de cada um de nós e a quantidade de beatas no chão é muito preocupante”, declarou.

Pedro Brás, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, também foi um dos voluntários que participou na limpeza. “Não só apoiamos o evento como faço questão de ajudar em todas as ações”, disse ao JORNAL DAS CALDAS, acrescentando que “a limpeza urbana é de fundamental importância para a saúde de uma cidade e de sua população”. “A Câmara limpa a cidade, mas nestas iniciativas conseguimos perceber a problemática que são as beatas, que têm impactos significativos na poluição”, referiu, revelando que a União de Freguesias vai criar um beatão gigante para mostrar às pessoas a quantidade de beatas que existe no chão das ruas da cidade.  

Segundo, Pedro Brás, a União das Freguesias aderiu ao projeto “Plogging Challenge Portugal” e irá realizar no dia 22 de abril uma caminhada de cinco quilómetros com recolha de lixo e caça à beata. O ponto de encontro é às 10h00 na sede da Junta de Freguesia. Para a ação, que termina às 12h30, as inscrições podem ser até ao dia 21 de abril através do email ploggingcaldasdarainha@gmail.com

Tem o apoio do município das Caldas da Rainha, #CALDASSempreLimpa, Ecodogswalk, Centro da Juventude das Caldas da Rainha e SMAS.CR.

A iniciativa é do Plogging Challenge Portugal, que entre 15 e 23 de abril junta o exercício físico, o convívio entre os membros das várias comunidades e a sensibilização ambiental. Por todo o país estão a ser organizadas caminhadas em que decorre também a recolha de resíduos e depois a reciclagem, como aconteceu no passado fim de semana na área da freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, em Óbidos.

Os participantes enquanto correm ou caminham vão recolhendo o lixo que vão encontrando pelo caminho, e só precisam de luvas e de um saco.

lixo 3
As beatas deitadas no chão são uma grande preocupação
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Administração hospitalar garante esforços para acompanhar grávidas transferidas para Leiria

O diretor do serviço de obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) admitiu na passada segunda-feira que enquanto decorrerem as obras de requalificação que obrigarão a que o internamento, bloco de partos e urgência obstétrica tenham de ser assegurados pelo Hospital de Leiria, a cinquenta quilómetros, vai andar “preocupado” devido à distância a percorrer pelas grávidas, mas garantiu que “tudo faremos para encaminhar bem as senhoras e tentar que os constrangimentos sejam mínimos”.

maternidade2

EB Santo Onofre abriu portas à comunidade

Dezenas de crianças, acompanhadas pelos pais e outros familiares, visitaram a EB de Santo Onofre no passado sábado, para conhecerem a escola que poderão vir a frequentar no próximo ano letivo.

diabertoonofre1