Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
21° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

36 voluntários recolheram 86 quilos de lixo em duas horas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em cerca de duas horas, 36 voluntários das Caldas da Rainha, dos 5 aos 78 anos, recolheram no dia 15 de abril quase 86 quilos de lixo das ruas da freguesia de Santo Onofre. Depois da recolha dos resíduos foi feita a separação e respetiva reciclagem.
A organização e os voluntários

Em cerca de duas horas, 36 voluntários das Caldas da Rainha, dos 5 aos 78 anos, recolheram no dia 15 de abril quase 86 quilos de lixo das ruas da freguesia de Santo Onofre. Depois da recolha dos resíduos foi feita a separação e respetiva reciclagem.

Foi a terceira ação organizada pela #CALDASSempreLimpa (Manuel Bandeira Duarte), iniciativa cívica que pretende sensibilizar a população para a importância da limpeza urbana e também pela Ecodogswalk, (Véronique Tomás).

Segundo a organização, os voluntários foram divididos em quatro grupos, partiram da Rotunda da Fonte Luminosa e percorreram zonas da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra e Serra do Bouro. Na sequência deste evento, foi possível obter o seguinte resultado em termos de pesagem de resíduos: 49,7 kg de lixo indiferenciado, 8,89 kg de vidro, 19,96 kg de plástico, 7,2 kg de papel e um pneu. “O empenho foi irrepreensível e de uma vasta união”, salientou Manuel Bandeira Duarte, revelando que apanharam muito plástico e beatas. “O nosso principal foco é no cuidado que é necessário termos com o nosso mundo, não colocando o lixo nas ruas e fora dos contentores”, sustentou.

lixo 2
Depois da recolha foi feita a separação do lixo

Como esta iniciativa reside “não apenas no ofício da recolha do lixo, mas acima de tudo no exemplo que se pode dar aos outros”, tem a colaboração das Uniões de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, e Santo Onofre e Serra do Bouro, Go Green do La Vie e participação dos Serviços Municipalizados das Caldas (SMAS.CR).

Amaro Correia, diretor do centro comercial La Vie Caldas, aderiu à ação como voluntário e dedicou-se a apanhar beatas do chão. “É uma evidência clara que a limpeza das ruas depende de cada um de nós e a quantidade de beatas no chão é muito preocupante”, declarou.

Pedro Brás, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, também foi um dos voluntários que participou na limpeza. “Não só apoiamos o evento como faço questão de ajudar em todas as ações”, disse ao JORNAL DAS CALDAS, acrescentando que “a limpeza urbana é de fundamental importância para a saúde de uma cidade e de sua população”. “A Câmara limpa a cidade, mas nestas iniciativas conseguimos perceber a problemática que são as beatas, que têm impactos significativos na poluição”, referiu, revelando que a União de Freguesias vai criar um beatão gigante para mostrar às pessoas a quantidade de beatas que existe no chão das ruas da cidade.  

Segundo, Pedro Brás, a União das Freguesias aderiu ao projeto “Plogging Challenge Portugal” e irá realizar no dia 22 de abril uma caminhada de cinco quilómetros com recolha de lixo e caça à beata. O ponto de encontro é às 10h00 na sede da Junta de Freguesia. Para a ação, que termina às 12h30, as inscrições podem ser até ao dia 21 de abril através do email ploggingcaldasdarainha@gmail.com

Tem o apoio do município das Caldas da Rainha, #CALDASSempreLimpa, Ecodogswalk, Centro da Juventude das Caldas da Rainha e SMAS.CR.

A iniciativa é do Plogging Challenge Portugal, que entre 15 e 23 de abril junta o exercício físico, o convívio entre os membros das várias comunidades e a sensibilização ambiental. Por todo o país estão a ser organizadas caminhadas em que decorre também a recolha de resíduos e depois a reciclagem, como aconteceu no passado fim de semana na área da freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, em Óbidos.

Os participantes enquanto correm ou caminham vão recolhendo o lixo que vão encontrando pelo caminho, e só precisam de luvas e de um saco.

lixo 3
As beatas deitadas no chão são uma grande preocupação
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quatro pessoas assistidas em acidente aparatoso

Um acidente envolvendo dois carros na Avenida Barata Feyo, junto ao hipermercado E.Leclerc, nas Caldas da Rainha, ocorreu neste domingo de manhã, levando quatro pessoas a serem assistidas pelas equipas pré-hospitalares dos bombeiros.

despiste1

Filipe Rebelo revalida título de tricampeão regional +35

Filipe Rebelo, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, revalidou o título de tricampeão regional alcançado em 2023, ao vencer as provas de singulares, pares masculinos e pares mistos, no escalão +35, no campeonato regional de veteranos disputado no Clube Escola de Ténis e Padel de Leiria.

filipe