A soprano caldense Rita Marques estreou-se na figura titular da ópera “Lucia di Lammermoor”, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, juntando-se a um conjunto de grandes cantoras portuguesas que interpretaram o papel.
Por motivos de saúde, María José Moreno foi substituída por Rita Marques nas récitas, tendo a sua atuação sido bastante elogiada.
“Lucia di Lammermoor”, de Donizetti, estreou-se na passada sexta-feira, repetindo nos dias 5, 8 e 10 de março, cantada por Rita Marques e Luís Gomes, entre outros, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção musical de Antonio Pirolli e encenação de Alfonso Romero Mora.
Rita Marques, licenciada em canto na Escola Superior de Música de Lisboa, já desempenhou ao longo da sua carreira papéis de destaque em diversas óperas. Aperfeiçoou o canto no estrangeiro, em workshops com maestros conceituados, e colaborou com Plácido Domingo num concerto em Lisboa, tendo também sido finalista de uma competição promovida pelo famoso tenor e maestro espanhol.
Tem no currículo vários prémios e recebeu em 2018 a medalha municipal de mérito cultural do concelho de Caldas da Rainha.
0 Comentários