Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
14° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
14° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Mestre chileno ensinou a fazer flores de açúcar para decorar bolos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um mestre chileno de cake design esteve nas Caldas da Rainha a dar formação na área da decoração de bolos com flores em pasta de açúcar, numa masterclass de três dias.

Um mestre chileno de cake design esteve nas Caldas da Rainha a dar formação na área da decoração de bolos com flores em pasta de açúcar, numa masterclass de três dias.

Adrián Cabrera, de 51 anos, dos quais 37 dedicados à pastelaria criativa e artística, foi convidado pela Academia Profissional de Cake Design para dar esta formação nas Caldas da Rainha, ensinando a elaborar flores em açúcar como se fossem verdadeiras, obtendo como resultado imitações de grande beleza.

“A colocação de flores naturais nos bolos é proibida e esta é uma forma de combater isso”, explicou a cake designer Teresa Henriques, responsável pela academia, com instalações no Bairro da Ponte.

Na realidade, se a utilização de flores naturais em eventos ou casamentos não está regulamentada para efeitos de decoração do espaço, já um regulamento comunitário determina que “em todas as fases de produção, transformação e distribuição os alimentos devem ser protegidos de qualquer contaminação que os tornem impróprios para consumo humano”, como sublinha a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Assim, é proibido utilizar flores naturais para uso alimentar em bolos, uma má prática profissional que coloca em risco a segurança dos clientes perante uma eventual intoxicação ou outra complicação e que tem sido ao longo dos tempos uma batalha de Teresa Henriques.

“Todos os anos alerto para o mesmo. Alerto a todos os casais de noivos e não só. Vai abrir a época dos casamentos e vai começar a ver-se a correria às flores naturais, que são produzidas com químicos para que cresçam rapidamente, sejam bonitas e tenham uma maior durabilidade. Estas substâncias são perigosas para consumo do ser humano”, transmitiu.

“Também podem conter piolhos, pragas e não podemos esquecer que o pólen e a seiva que algumas flores têm são altamente tóxicos para nós”, fez notar

Esta alternativa das flores de açúcar feitas à mão dá garantia por ser segura e igualmente bonita, referiu a cake designer.

“Esta é uma forma de dar resposta ao cliente que quer flores, sem que corra riscos”, vincou.

Os alunos da academia aderiram a esta formação, sendo a segunda masterclass de especialização. Ao fim de cinco receberão um certificado de master cake design, uma distinção de topo.

O mestre chileno disse ter encontrado os alunos com “um nível espetacular”, constatando que “têm boas bases” com aquilo que têm aprendido na academia, o que facilitou a formação. “Não estou a partir do zero e os alunos estão a aperfeiçoar as técnicas”, comentou, fazendo também notar que o cake design em Portugal está bem desenvolvido.

A decoração de bolos com flores é um desafio “arrojador” e está a ser muita procurada e “o público reconhece”, pelo que é preciso “formar os profissionais para estarem preparados”, sustentou.

Filipa Ramalho, uma das alunas, disse que se interessou por estas aulas na sequência de outra formação na academia e como gosta de flores em pasta de açúcar aproveitou para aprender. “Trabalho noutra área a tempo inteiro e o cake design para mim é um passatempo que tenho vindo a explorar e a apaixonar-me cada vez mais, e é um objetivo prosseguir de forma mais profissional”, revelou.

Manuela Machado é aluna da academia há vários anos e tem uma pastelaria, daí “a necessidade de dar ao cliente uma melhoria do trabalho apresentado”. “Já fiz várias formações e este master fazia sentido, porque o cliente está mais exigente”, relatou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festa no Reguengo da Parada

A festa em honra de Nossa Senhora da Guia vai animar o Reguengo da Parada entre 10 e 19 de maio, numa organização da Associação Desportiva e Recreativa. No dia 10, pelas 22h00, o baile é com Chaparral Band, e no dia 11 atua Bico d’Obra, seguindo-se o dj Rikardo....

437574991 1873892616378257 4348903617813390839 n

Samuel Freire e Catarina Ribeiro vencem nas Caldas nos 10.000 metros

Samuel Freire e Catarina Ribeiro conquistaram no passado sábado os títulos de Portugal em 10.000 metros, nos campeonatos que decorreram na pista verde de Caldas da Rainha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.

atletismo2

Workshop sobre contratos de trabalho

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) organiza o workshop “Direitos no despedimento e tipos de rescisão de contrato de trabalho” no dia 6 de maio, pelas 14h00.