Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica está de volta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica está de volta, de 28 de outubro a 5 de novembro, ao salão de exposições da Expoeste, em Caldas da Rainha. Esta terceira edição do “Caldas Fan Event”, que ocupará mais de nove mil metros quadrados e que espera atrair “cerca de 30 mil visitantes”, contará com a réplica do templo Sagrada Família, e ainda várias construções temáticas como ninjas, figuras de "Star Wars" ou uma mesa de “Lego vintage”.
Entidades envolvidas na organização do Caldas Fan Event (foto Pedro Almeida)

A maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica está de volta, de 28 de outubro a 5 de novembro, ao salão de exposições da Expoeste, em Caldas da Rainha. Esta terceira edição do “Caldas Fan Event”, que ocupará mais de nove mil metros quadrados e que espera atrair “cerca de 30 mil visitantes”, contará com a réplica do templo Sagrada Família, e ainda várias construções temáticas como ninjas, figuras de “Star Wars” ou uma mesa de “Lego vintage”.

Este evento, que é organizado mais uma vez em parceria pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Expoeste, ADN – Agência de Comunicação Global e pelo Mundo dos Tijolos, “pretende colocar a cidade das Caldas da Rainha na rota dos amantes deste brinquedo como a “Capital das Construções em Lego”, explicou Dina Santos, da organização, na apresentação da iniciativa, no passado dia 1, nos Paços do Concelho.

Esta edição, que “pretende levar o nome da cidade mais além”, já conta com “mais de duas dezenas de construtores inscritos”, número que “poderá aumentar face à manifestação de interesse de amantes de Lego em mostrarem as suas construções”.

De acordo com a responsável, “os construtores que participam no nosso Caldas Fan Event são simplesmente pessoas que gostam de Lego, ou seja, amantes deste brinquedo, que se disponibilizam para mostrar a sua coleção particular”.

Os colecionadores participantes são de vários pontos do país, mas também do estrangeiro. É o caso Jurgen Bramigk, construtor que já participou na última edição do evento em 2019, com uma réplica da Catedral de Colónia, com mais de dois metros de comprimento, e que voltará este ano a integrar a mostra com uma réplica do templo Sagrada Família, em Barcelona.

A peça, que “será o grande destaque da edição”, tem três metros de altura, por três de largura e três de profundidade, sendo um projeto que “está a ser construído há dois anos”, em Colónia, na Alemanha, de onde será transportada “em caixas de madeira construídas pelo seu autor “, divulgou a organização.

A par desta “mega construção”, que contém centenas de milhares de peças Lego, poderão ser apreciadas “outras peças de coleções particulares”, como megacidades, cenários, monumentos, esculturas e ainda várias construções temáticas como ninjas, figuras de “Star Wars” ou uma mesa de “Lego vintage”.

Além disso “haverá construções que participaram na última edição e que foram melhoradas ao longo dos últimos quatro anos”, explicou Francisco Martins, do Mundo dos Tijolos, dando como exemplo a estação de comboios de um construtor da zona do norte do país, que “foi uma das peças mais elogiadas em 2019 e que passou dos seis para os dez metros de comprimento”. 

O certame, vocacionado para famílias, irá contar “com espaços onde as mesmas possam permanecer mais tempo”, como uma zona de convívio para os adultos e uma zona para crianças, com insufláveis, e ainda uma “playzone com centenas de peças disponíveis para criação de construções” e a realização de concursos para os participantes.

Simultaneamente haverá workshops e um espaço de animação, dinamizado pelas forças de segurança, com atividades no exterior do recinto. Tudo isto são atividades através das quais o Caldas Fan Event pretende atrair “o maior número de pessoas ao evento”, sublinhou Dina Santos, esperando que à semelhança das edições anteriores, em 2015 e 2019, o certame atinja os cerca de 30 mil visitantes.

O evento “não é só dedicado à Lego, mas também a outras vertentes que são importantes”, explicou João Carlos Costa, parceiro da organização, dando como exemplo o desenvolvimento de projetos como “a criação da primeira sala no mundo onde as crianças possam, ao longo de todo o ano, fazer construções Lego gratuitamente”.

O presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, considerou que “este é um evento que tem uma dimensão relevante, com uma participação de público e construtores bastante significativo”. Agradeceu o facto de terem escolhido a cidade para a realização da iniciativa, pois “revemo-nos num certame desta natureza, que trará visitantes ao nosso concelho”.

O Caldas Fan Event não tem qualquer apoio da marca Lego, sendo inteiramente pago por parceiros, que suportam as deslocações, alojamento e refeições dos construtores e equipas de montagem das construções, que começam a ser feitas uma semana antes da abertura da exposição. Para além das atividades na Expoeste, o evento irá promover a pintura de um graffiti na Praça 5 de Outubro, onde serão retratadas as peças da “Rota Bordaliana”, construídas em Lego e que integraram a exposição de 2019, incluindo a mensagem “Caldas da Rainha – Capital das Construções em LEGO”.

O certame, que decorrerá entre as 9h00 e as 20h00, de segunda a quinta, e sábado das 10h00 às 22h00. Os bilhetes custam três euros, havendo entrada grátis para crianças até aos quatro anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1