Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C

Rotary distingue médico e farmacêutica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de uma centena de pessoas juntou-se, no passado dia 24, no restaurante A Lareira, para a cerimónia do Rotary Club das Caldas em homenagem a Manuel Barros, médico coordenador da Unidade de Oncologia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que foi distinguido com o prémio Mérito de Carreira Profissional, pela intervenção destacada na área da saúde. Catarina Rosa Tacanho, farmacêutica, recebeu a distinção de Profissional do Ano pela sua dedicação, gestão e inovação nas farmácias do Grupo Correia Rosa (Farmácia Santa Catarina, Caldense e Rosa). 
Joaquim Beato, Catarina Tacanho, Manuel Barros e Carlos Pinto Machado

Cerca de uma centena de pessoas juntou-se, no passado dia 24, no restaurante A Lareira, para a cerimónia do Rotary Club das Caldas em homenagem a Manuel Barros, médico coordenador da Unidade de Oncologia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que foi distinguido com o prémio Mérito de Carreira Profissional, pela intervenção destacada na área da saúde.  

Catarina Rosa Tacanho, farmacêutica, recebeu a distinção de Profissional do Ano pela sua dedicação, gestão e inovação nas farmácias do Grupo Correia Rosa (Farmácia Santa Catarina, Caldense e Rosa). 

A sala esteve repleta de colegas, amigos e familiares dos homenageados, onde foi enaltecido o trabalho realizado e as suas qualidades humanas.

Todos os anos o mês de janeiro é dedicado pelo Rotary Internacional aos profissionais, sendo os clubes incentivados a homenagear quem na sua comunidade se distinguiu pelo profissionalismo e ética.

Foi o rotário caldense Carlos Lopes, que apresentou o médico, salientando que “ele não queria esta homenagem”, referindo-se a Manuel Barros como um exemplo de “humildade”. “O Rotary Club das Caldas também se sente consagrado pelo facto de ter distinguido este profissional de saúde, reconhecido na sociedade pela sua perseverança e dedicação sem limites aos doentes”, adiantou.

A sua capacidade de trabalho, lealdade institucional e humanismo foram outros dos atributos mencionados por Carlos Lopes, que o caraterizou como uma pessoa que tem a “verdadeira missão de servir o doente na linha da frente”.

Homem de poucas palavras, Manuel Barros, que nasceu em Luanda (Angola), em 1958, agradeceu o gesto dos rotários, revelando que “é um prémio ao serviço da medicina e a favor do hospital das Caldas”. 

Foi em 1996 que este profissional de saúde assumiu o cargo de responsável pela Unidade de Oncologia Médica, integrada no Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, cargo que mantém até ao momento.

As qualidades de Manuel Barros também foram enaltecidas pelo diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHO, António Curado, que preside o Conselho Sub-Regional da Ordem dos Médicos. “É uma pessoa como esta que faz do hospital um local onde dá gosto trabalhar, porque o seu foco é o doente”, disse.

A presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, que esteve presente na sessão, também reconheceu a dedicação deste médico caldense aos doentes, com “uma humanidade fora do habitual”.

A administradora do CHO comprometeu-se publicamente a “fazer tudo para manter a unidade de oncologia a funcionar da melhor forma” após a aposentação de Manuel Barros.

“É uma honra enorme esta distinção. Dedico este prémio à minha equipa de 27 pessoas que todos os dias colaboram para o melhoramento da saúde das pessoas”. As palavras foram proferidas pela farmacêutica e diretora técnica da Farmácia Caldense (Grupo Correia Rosa), Catarina Tacanho.

A homenageada foi apresentada pela rotária Manuela Franco da Silva, que a caraterizou como uma pessoa “inquieta, inovadora e criativa”. 

Destacou a sua dedicação à responsabilidade social com a implementação e gestão de vários projetos como “Farmácia dos Afetos”, “A Farmácia vai à Escola”, “Boletim da Farmácia e “Revista Cuidar +”.

O vice-presidente da câmara das Caldas, Joaquim Beato, destacou a “competência dos homenageados, que é um orgulho para o nosso território”. 

Carlos Pinto Machado presidente do Rotary caldense, encerrou a cerimónia referindo-se ao médico e à farmacêutica como “profissionais que vão deixar as suas marcas de dedicação à saúde”. 

Cerca de uma centena de pessoas juntou-se, no passado dia 24, no restaurante A Lareira, para a cerimónia do Rotary Club das Caldas em homenagem a Manuel Barros, médico coordenador da Unidade de Oncologia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que foi distinguido com o prémio Mérito de Carreira Profissional, pela intervenção destacada na área da saúde. Catarina Rosa Tacanho, farmacêutica, recebeu a distinção de Profissional do Ano pela sua dedicação, gestão e inovação nas farmácias do Grupo Correia Rosa (Farmácia Santa Catarina, Caldense e Rosa). 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CCC cheio numa grande festa ao 16 de março

Foi um grande sucesso o concerto “As Portas da Revolução” que encheu o grande auditório do CCC - Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, integrado nas comemorações da autarquia do 49º aniversário do 16 de março. Com o intuito de comemorar o primeiro...

concerto 1

16 de Março assinalado junto ao monumento alusivo à revolta militar

“Hoje celebra-se o 16 de Março de 1974, a insurreição militar a partir do Regimento de Infantaria 5, em Caldas da Rainha, que marchou sobre Lisboa, visando derrubar o governo de Marcelo Caetano”, recordou a vereadora Conceição Henriques junto ao monumento alusivo à...

monumento