Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Casa-Memória Fernanda Botelho recebe exposição do pintor Nikias Skapinakis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa-Memória Fernanda Botelho, na Vermelha, no Cadaval, vai receber a 2 de março a exposição “Paisagens Ocultas”, de carácter intimista, do pintor Nikias Skapinakis (1931-2020). Natural de Lisboa, cidade onde veio a falecer, Nikias Skapinakis foi pintor, desenhador e gravador, atividades a par das quais manteve, ao longo da sua vida, vasta produção crítica. A […]
A exposição “Paisagens Ocultas” será inaugurada a 2 de março

A Casa-Memória Fernanda Botelho, na Vermelha, no Cadaval, vai receber a 2 de março a exposição “Paisagens Ocultas”, de carácter intimista, do pintor Nikias Skapinakis (1931-2020).

Natural de Lisboa, cidade onde veio a falecer, Nikias Skapinakis foi pintor, desenhador e gravador, atividades a par das quais manteve, ao longo da sua vida, vasta produção crítica. A sua obra, exposta nos principais museus portugueses, foi objeto de diversos estudos e vastamente premiada.

A exposição a inaugurar na próxima quinta-feira pretende ser um espaço/evento de descentralização artística e cultural já que à data estará patente a exposição “Os Nikias do Nikias” no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC).

Segundo Joana Botelho, presidente da Associação Gritos da Minha Dança e neta da escritora Fernanda Botelho, que residiu no Cadaval, “o que estas duas iniciativas têm em comum é o facto de as obras apresentadas  pertencerem à coleção privada do próprio pintor”. Acresce o facto de no dia 1 de março decorrer o Congresso Internacional “Nikias de Skapinakis”, uma co-organização entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do MNAC”.

A Gritos da Minha Dança associa-se a este evento como parceira, marcando presença com uma comunicação performativa denominada “Ensaio sobre a Melancolia” no MNAC.

“A organização do colóquio demonstrou ainda interesse em conhecer o nosso projeto sugerindo a ampliação da duração do congresso, tendo em vista uma visita à Casa- Memória. A Gritos conta ainda com o apoio do Município do Cadaval no transporte dos interessados (Lisboa – Cadaval – Lisboa) em participarem nesta visita, bem como comlive streaming”, referiu Joana Botelho.

Na inauguração haverá uma conversa entre Raquel Henriques da Silva (historiadora de arte), Helena Skapinakis (curadora da exposição “Os Nikias do Nikias” no MNAC), e Paula Morão (nome do panorama literário), numa “reflexão em torno dos problemas que se levantam com a preservação do património cultural, nomeadamente em suportes como a pintura e literatura, bem como aspetos relacionados com a sua divulgação”.

Também serão abordados aspetos como a importância da descentralização artística e de redes de cooperação cultural, já que a Casa- Memória localiza-se na Vermelha, uma pequena povoação no concelho do Cadaval.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1