Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Prazos das obras na Linha do Oeste contestados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“As obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, entre Meleças (Sintra) e Torres Vedras, estão paradas vai para dez meses, sem que se vislumbre quando possam vir a ser reatadas, pondo cada vez mais em causa o prazo de conclusão do projeto de reabilitação deste eixo ferroviário, até 31 de dezembro do presente ano”, afirma a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste.
As obras na Linha do Oeste não andam à mesma velocidade nos troços a intervencionar

“As obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, entre Meleças (Sintra) e Torres Vedras, estão paradas vai para dez meses, sem que se vislumbre quando possam vir a ser reatadas, pondo cada vez mais em causa o prazo de conclusão do projeto de reabilitação deste eixo ferroviário, até 31 de dezembro do presente ano”, afirma a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste.

A comissão sublinha que a Infraestruturas de Portugal e o Governo “têm sido manifestamente incapazes de cumprir o que planificam”. De acordo com o Ferrovia 2020, a modernização da Linha do Oeste, de Meleças às Caldas da Rainha, deveria ter decorrido entre dezembro de 2017 e junho de 2020, contudo, entre Meleças e Torres Vedras só se iniciaram em novembro de 2020.

E apesar de a IP ter informado que a empreitada entre Meleças e Torres Vedras foi retomada “no início de novembro de 2022”, depois de paradas mais de meio ano “por manifestas dificuldades técnicas e financeiras do consórcio a quem foi adjudicada inicialmente a empreitada”, a comissão garante que o anúncio do reinício das obras “não corresponde à verdade”.

O projeto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros.

A segunda consiste na modernização e eletrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros.

“E, ainda que seja uma realidade que as obras entre Torres Vedras e Caldas da Rainha estão agora em bom ritmo, tal facto não basta para que fiquemos descansados, já que a ausência de obras a sul de Torres Vedras compromete a conclusão integral da obra”, vinca a comissão, que faz notar que “a modernização e eletrificação da Linha do Oeste é da maior importância para o desenvolvimento económico e social da região do Oeste”.

Por outro lado, “continua sem ver a luz do dia, a apresentação do plano de modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal, da Linha do Oeste, cuja temporalidade de execução deveria ir de 2021 a 2025”. “O arranque desta segunda fase da modernização e eletrificação da Linha do Oeste é imperioso para dar coerência na circulação de comboios neste eixo ferroviário, quer no sentido de Coimbra, quer no da Figueira da Foz, a que se associa agora o processo de ligação com a linha de alta velocidade, em Leiria”, alerta.

Relativamente ao prolongamento das obras de modernização da Linha do Oeste até ao Louriçal, a IP adiantou que prevê lançar concurso público “durante o primeiro trimestre de 2023”, faltando a aprovação da portaria de extensão de encargos.

Em relação às obras entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, no passado fim de semana obrigaram a um transbordo rodoviário entre as estações das duas localidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne