Cerca de 50 pessoas carenciadas das Caldas da Rainha tiveram uma ceia de natal especial, na noite de 24 de dezembro, no café/restaurante Maratona. No final houve prendas para todos.
Para que os mais carenciados não passassem a noite de Natal sozinhos, nas Caldas da Rainha, o café e restaurante Maratona, ofereceu comida e companhia a quem precisa.
À mesa para uma refeição mais confortável e digna sentaram-se para jantar cerca de 50 pessoas em apoio ao projeto “De Volta a Casa”, dirigido por Joaquim Sá.
A iniciativa recebeu as pessoas em necessidade, nomeadamente aqueles indivíduos com escassos recursos, que, por algum motivo, não têm os meios suficientes para passarem melhor a quadra natalícia.
Estiveram presentes pessoas de várias nacionalidades apoiadas pela associação “De Volta a Casa” entre outros com dificuldades que iriam passar a noite de Natal sozinhos.
Foi uma refeição requintada como manda a tradição. Nas entradas foram servidos chevre no forno com figo, nozes e redução de vinho do Porto e tiras de choco com molho tártaro.
Lascas de bacalhau confitado, batata, couve ao alho, ovo, azeitonas e ervas e crocante de broa foi o prato principal. A sobremesa foi mousse de chocolate com coulis de frutos vermelhos. Para beber foram servidos, sumos, refrigerantes, água mineral e café.
Foi uma iniciativa oferecida pelo responsável do Maratona, José Elói que em 2014 organizou o primeiro jantar solidário para os carenciados e este ano quis repetir.
A refeição foi preparada pelos funcionários do restaurante Maratona (Maria, Gustavo, Maikel, João e Rui) que se voluntariaram a servir uma sala cheia de pessoas que certamente encontraram “naquele restaurante um bocadinho de conforto numa noite carregada de tanto significado e sentimentalismo, mesmo para aqueles que dizem não ligar”.
Joaquim Sá, destacou o jantar salientando que é muito “gratificante fazer parte desta partilha da ceia em conjunto com o Maratona na construção de uma cidade mais inclusiva e solidária”.
No final foram distribuídos presentes a todos doados pela Silver Coast Volunteers Association, uma associação constituída essencialmente por estrangeiros residentes no Oeste com cerca de 500 membros.
O projeto “De Volta a Casa” serve almoços e jantares diariamente no seu refeitório. Revelou que tem havido um “acréscimo de pessoas e famílias a pedir apoio”.

0 Comentários