Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

EHTO em Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) participou no 47º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que se realizou de 8 a 11 de dezembro, em Ponta Delgada (Açores) com o lema “Fazer!”.
Evento decorreu em Ponta Delgada

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) participou no 47º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que se realizou de 8 a 11 de dezembro, em Ponta Delgada (Açores) com o lema “Fazer!”.

Considerados pela generalidade da imprensa e do setor como o principal fórum de debate turístico nacional, os Congressos da APAVT realizam-se anualmente e congregam habitualmente centenas de profissionais dos mais diversos sectores da atividade turística.

O principal objetivo do congresso é dar aos seus participantes a oportunidade de se encontrarem e discutirem assuntos de elevado interesse para o turismo português, cabendo à APAVT convidar especialistas na matéria para apresentarem um conjunto de temas que possam contribuir para partilhar experiências e desenvolver novas estratégias para a atividade.

Célia Antunes, assessora de Inovação da EHTO, destacou, entre outros momentos, a intervenção sobre património cultural de Catarina Valença (fundadora e coordenadora do Curso de Gestão do Património Cultural na Católica Porto Business School).

“Esta intervenção foi muito inspiradora e mostrou que temos muito caminho a percorrer no que diz respeito ao tema em Portugal, sublinhando que não existe uma estratégia nacional de património cultural”, explicou Célia Antunes.

“Catarina Valença alertou-nos para a existência de 38 mil bens patrimoniais imóveis, sendo que apenas 4.575 estão classificados, 17 são Património da Humanidade e somente 250 têm entrada completa. Como referiu a oradora, temos a taxa mais baixa da Europa de frequência de visitas é causada pelo desinteresse, ou melhor por um desconhecimento da existência e falta de sentido de valorização”, adiantou.

Tendo em conta esta intervenção, Célia Antunes disse ter sentido um grande orgulho do projeto GERA, que a direção da Rede de Escolas do Turismo de Portugal está a desenvolver com as escolas secundárias do ensino recorrente, em conjunto com o Ministério da Educação.

Nas Caldas da Rainha, a EHTO está a desenvolver o projeto piloto com a Escola Secundária Raul Proença.

O GERA é um projeto de sensibilização para o turismo direcionado para o ciclo do ensino básico e tem como propósito olhar o turismo como suporte do desenvolvimento integral dos cidadãos e como objetivo despertar, nas gerações mais jovens, o potencial turístico a nível local, nacional e internacional através de uma abordagem dinâmica e interativa.

Pretende-se com este projeto desenvolver atividades lúdicas, nomeadamente, nas áreas da gastronomia, património, cultura, natureza, sustentabilidade, território e mundo, ou seja, está a trabalhar na formação de jovens para a valorização do património cultural, e do potencial do território. “Estamos, com este projeto, a aproximar os jovens ao património nacional e desta forma diminuir o desinteresse por falta do tal desconhecimento como foi mencionado na apresentação”, explicou a responsável.

Após este ano de vigência do projeto piloto, no ano letivo 2022-2023, está previsto alargar o GERA a todas as escolas secundárias do país, abrangendo assim mais jovens.

O congresso da APAVT contou com a participação de mais de 750 congressistas e 30 oradores. Discutiram-se temas como “Os grandes desafios do Turismo português – O que vamos fazer? Porque não crescemos há 20 anos”; “Os diferentes caminhos possíveis para o maior desafio do país”; “Crescimento Económico, Incoming – Diversificação do produto, novos mercados, mais território”, entre outros.

Abordou-se ainda a complexa problemática do acesso a mão de obra e da necessidade de formação para criar serviço de excelência.

“Foram três de dias de debate de ideias, de reflexão, de oportunidade de relacionarmos o nosso trabalho com os novos “inputs” apresentados, tendo ainda sido estabelecidas novas parcerias para projetos com vista a sua concretização num futuro próximo”, referiu Célia Antunes, que encontrou o caldense Joaquim Monteiro, gerente da empresa Luísa Todi – operador turístico que também faz parte da direção da APAVT, associação organizadora do congresso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3