Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Árbitros caldenses dão dicas para quem deseja ingressar na profissão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Captar novos jovens árbitros de futebol e de futsal foi o mote à conferência que fez encher o auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, no passado dia 2. Os caldenses António Nobre, árbitro internacional FIFA, e Nelson Pereira, árbitro auxiliar nacional, foram os oradores que os alunos queriam ouvir e que suscitaram muitas perguntas
Ação de sensibilização de recrutamento de candidatos a árbitros na Escola Rafael Bordalo Pinheiro

Captar novos jovens árbitros de futebol e de futsal foi o mote à conferência que fez encher o auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, no passado dia 2. Os caldenses António Nobre, árbitro internacional FIFA, e Nelson Pereira, árbitro auxiliar nacional, foram os oradores que os alunos queriam ouvir e que suscitaram muitas perguntas

A iniciativa foi organizada pelo aluno Bernardo Silva, do 3º ano do Curso Técnico de Desporto, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP).

A palestra iniciou com Bernardo Silva e os alunos a fazerem várias questões aos árbitros, gerando uma conversa interessante à volta da vida de “quem apita”.

Como lidam com as críticas? António Nobre disse que desde que chegou à Primeira Liga tenta não ver “programas de comentário desportivo e ler jornais desportivos”, porque é “muito fácil perder o foco do que é importante do jogo”. Diz que o mais importante é “lidar com o jogador”. “Estão sempre a buzinar ao ouvido, mas é a parte mais fácil porque no final todos entendemos o futebol. Eu percebo a função deles e eles percebem a minha”, referiu. O árbitro caldense disse que conta pelos dedos de uma mão “as situações menos positivas que teve com os jogadores”.

arbitro 1
– Nelson Pereira, Bernardo Silva e António Nobre com os alunos

Nelson Pereira afirmou que “hoje em dia estamos muito expostos e também não tenho por hábito ver um programa televisivo que comente o desporto, porque é demasiado escrutínio”.

Como convivem com a pressão dos adeptos no estádio durante um jogo? António Nobre respondeu que “é mais fácil porque ouço muito ruído mas não se percebe nada”. Deu o exemplo de que no estádio do Dragão passa uma música a seguir a cada golo do Porto e eu “não me lembro de uma única vez ouvir essa música no jogo”. “Sei que ela toca, mas eu estou tão concentrado que nunca ouço a música”, relatou.

Nelson Pereira indicou que com o estádio cheio ouvem muito ruído “mas não percebemos um terço do que as pessoas dizem”. “Há quinze dias fui fazer a arbitragem de um jogo da Taça de Portugal, do Serpa contra o Gil Vicente, e neste campo consegui ouvir as bocas dos adeptos”, descreveu, revelando que “houve um elemento do público que me disse: a diferença de um burro alentejano é que nasce no Alentejo e um burro como tu nasce em qualquer lado”. “Nos campos mais pequenos, com poucos adeptos, ouvimos mais, apesar de isso não nos influenciar nada, porque sabemos que eles estão a criticar o árbitro e não a pessoa”, contou. 

“Inclusive temos treinadores que dentro do campo nos tratam mal e fora cumprimentam-nos”, adiantou.

Falaram ainda do videoárbitro, que ajuda a “equipa de arbitragem nos lances muito difíceis”.

Quanto à nota que dão à arbitragem portuguesa, António Nobre comentou que “não está mal a nível europeu, apesar de não termos nenhum árbitro no Mundial. É uma questão de tempo”.

Depois das várias questões os árbitros caldenses falaram um pouco sobre a profissão, como iniciaram e deram dicas para quem deseja ingressar.

António Nobre e Nelson Pereira jogaram à bola juntos e iniciaram a arbitragem no distrito e “agora estamos lá fora a fazer jogos juntos”.

Jogaram no Caldas e o gosto pela arbitragem nasceu com a paixão que têm pelo futebol. Apesar do preparo mental para aguentar a pressão, os árbitros caldenses consideram que “ser árbitro é apelativo para os jovens”. “É preciso ter bom condicionamento físico e conhecer a regra na ponta da língua”, sublinharam.

Ambos disseram que trabalham muito e dão o seu melhor em todos os jogos e que também podem “cometer erros como os jogadores”.

Foram unânimes em afirmar que “não existe um jogo igual ao outro”. Visualizam exemplos de jogos passados, como forma de “se prepararem e averiguar se tomaram as decisões corretas”. Ainda assim, momentos antes da partida fazem uma reflexão sobre as situações extras que poderão ocorrer durante o jogo e estão preparados para tomar decisões rápidas e corretas”.

“Fazemos grandes jogos, estamos em grandes palcos que estávamos habituados a ver na televisão”, relataram, acrescentando que têm “orgulho no que estão a fazer”.

Recrutamento de candidatos a árbitros

O presidente da direção da Associação de Futebol de Leiria (AFL), Manuel Nunes, o presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, Carlos Amado, e o diretor da AFL, Rui Alexandre, estiveram presentes nesta ação de sensibilização de recrutamento de candidatos a árbitros na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Carlos Amado disse que o Conselho de Arbitragem da AFL está a desenvolver cada vez mais a arbitragem feminina, captando mais “jovens do sexo feminino para a formação de árbitros”.  

Quanto à falta de árbitros no futebol de formação, o responsável declarou que “neste momento a AFL está numa situação limite”. “Conseguimos cumprir os jogos, mas temos alguma dificuldade devido àquilo que são a ocupação dos nossos árbitros na Federação Portuguesa de Futebol, onde temos em alguns fins de semana 60 árbitros nossos no futebol e no futsal ao serviço da Federação”, relatou. 

“A arbitragem é um projeto inacabado. Todos os anos temos que renovar os quadros para dar seguimento àquilo que é a arbitragem dos jogos do distrito de Leiria”, informou.

O curso de árbitro de futebol e futsal irá decorrer nos dias 11 e 12 de novembro, com a oferta do curso, bolsa de estágio e kit de equipamentos.

Os árbitros caldenses ofereceram uma camisola a Bernardo Silva, que é arbitro federado de futebol.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1