Peniche participa num acontecimento histórico para o país, a coroação pontifícia concedida pelo Papa Francisco à imagem da Nossa Senhora da Soledad de Mafra, que data de 1773.
A coroação da imagem traduz o reconhecimento por parte da Santa Sé da devoção à Virgem Maria. Em Portugal, apenas foram coroadas canonicamente as imagens de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, e de Nossa Senhora de Fátima.
Nesse sentido o Município de Peniche assinou um protocolo de colaboração com a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, no dia 30 de outubro, na apresentação da programação oficial da coroação pontifícia, onde foi exibido o lenço de mão em renda de bilros de Peniche que Nossa Senhora da Soledad utilizará na cerimónia da coroação em 2023.
Com desenho da Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche e execução de Nélia Farto, o lenço com motivo em leque, feito com fio e fita de ouro, foi realizado com os pontos tradicionais de carreiras abertas, carreiras fechadas e pastilhas quadradas, num total de 250 horas de trabalho.
0 Comentários