Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
10° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
10° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C

130 anos do naufrágio do SS Roumania

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os 130 anos do naufrágio do SS Roumania vão ser assinalados no dia 6 de novembro por uma comissão organizadora de um conjunto de eventos na Serra do Bouro, no concelho das Caldas da Rainha.
Alguns corpos foram sepultados no cemitério da Serra do Bouro

Os 130 anos do naufrágio do SS Roumania vão ser assinalados no dia 6 de novembro por uma comissão organizadora de um conjunto de eventos na Serra do Bouro, no concelho das Caldas da Rainha.

Pelas 10h30 haverá uma cerimónia religiosa no cemitério dos ingleses, com a colocação de uma coroa de flores e apresentação da placa alusiva aos 130 anos.

Pelas 12h será realizada missa em honra dos náufragos e pelas 13h30 haverá almoço no Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro, seguido de exposição e palestra por Miguel Castro.

Inscrições para o almoço (sopa de legumes, carne de porco à portuguesa, sobremesas, bebidas e café) até 1 de novembro pelo telemóvel 915858172.

O vapor inglês SS Roumania, com 111 metros de comprimento, que navegava de Liverpool, na Inglaterra, para Bombaim, na Índia, naufragou na Foz do Arelho na madrugada de 28 de Outubro de 1892. Não há consenso sobre o número de pessoas que iam a bordo – entre 114 e 122 –, e as que se salvaram – 8 ou 9. Terá sido um dos maiores desastres ocorridos na costa portuguesa em perda de vidas humanas, entre passageiros, tripulantes europeus e embarcadiços indianos.

O navio desviou-se da sua rota e encalhou, indo ao fundo. Os cadáveres dos náufragos espalharam-se pela costa e menos de meia centena foram recuperados. Alguns corpos foram sepultados no cemitério da Serra do Bouro, num núcleo próprio a que se chamou “cemitério dos ingleses”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Petição que defende hospital no Bombarral entregue na Assembleia da República

A petição "Um Hospital para todo o Oeste", que apela a que até 31 de março sejam reconhecidas as conclusões do estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, que aponta o Bombarral como a localização adequada para a construção do futuro hospital, foi entregue na Assembleia da República no passado dia 23.

peticao

Centro de Artes uniu a cerâmica à cutelaria

O fogo da paixão pela cutelaria e pela cerâmica alimentou durante dois dias, 17 e 18 de março, um singular evento, organizado pela Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, que juntou os dois principais setores das Caldas da Rainha, ao nível industrial e artesanal. A gastronomia foi o terceiro elemento, na temperatura de uma fogueira instalada no jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

domarofogo1