Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

130 anos do naufrágio do SS Roumania

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os 130 anos do naufrágio do SS Roumania vão ser assinalados no dia 6 de novembro por uma comissão organizadora de um conjunto de eventos na Serra do Bouro, no concelho das Caldas da Rainha.
Alguns corpos foram sepultados no cemitério da Serra do Bouro

Os 130 anos do naufrágio do SS Roumania vão ser assinalados no dia 6 de novembro por uma comissão organizadora de um conjunto de eventos na Serra do Bouro, no concelho das Caldas da Rainha.

Pelas 10h30 haverá uma cerimónia religiosa no cemitério dos ingleses, com a colocação de uma coroa de flores e apresentação da placa alusiva aos 130 anos.

Pelas 12h será realizada missa em honra dos náufragos e pelas 13h30 haverá almoço no Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro, seguido de exposição e palestra por Miguel Castro.

Inscrições para o almoço (sopa de legumes, carne de porco à portuguesa, sobremesas, bebidas e café) até 1 de novembro pelo telemóvel 915858172.

O vapor inglês SS Roumania, com 111 metros de comprimento, que navegava de Liverpool, na Inglaterra, para Bombaim, na Índia, naufragou na Foz do Arelho na madrugada de 28 de Outubro de 1892. Não há consenso sobre o número de pessoas que iam a bordo – entre 114 e 122 –, e as que se salvaram – 8 ou 9. Terá sido um dos maiores desastres ocorridos na costa portuguesa em perda de vidas humanas, entre passageiros, tripulantes europeus e embarcadiços indianos.

O navio desviou-se da sua rota e encalhou, indo ao fundo. Os cadáveres dos náufragos espalharam-se pela costa e menos de meia centena foram recuperados. Alguns corpos foram sepultados no cemitério da Serra do Bouro, num núcleo próprio a que se chamou “cemitério dos ingleses”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1