Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Lar ilegal e sem condições mínimas fechado pela Segurança Social

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A situação de ilegalidade e o incumprimento de vários requisitos para o funcionamento alvo de uma ação inspetiva levaram na passada sexta-feira a Segurança Social mandar encerrar um lar onde se encontravam 35 idosos na aldeia de Geraldes, no concelho de Peniche.
Lar de idosos encerrado em Geraldes, no concelho de Peniche

A situação de ilegalidade e o incumprimento de vários requisitos para o funcionamento alvo de uma ação inspetiva levaram na passada sexta-feira a Segurança Social mandar encerrar um lar onde se encontravam 35 idosos na aldeia de Geraldes, no concelho de Peniche.

A falta de licenciamento e a inexistência de condições mínimas justificaram a medida. Em causa estarão questões relacionadas  com higiene e alimentação.

Os idosos foram retirados do local, sendo redistribuídos por outros lares ou levados pelos familiares. Quatro idosos foram transportados para hospitais para acautelar situações de saúde, como aconteceu com a mãe de Cristina Silva, que relatou que descobriu que ela tinha uma grande ferida na anca, precisando de melhores cuidados.” Não me deixavam tocar na minha mãe, mas observei que ela tinha uma grande ferida na anca e escaras, precisando de melhores cuidados”, revelou, adiantando que “para além da arrogância com que o pessoal do lar falava connosco, até a comida e a água tínhamos de trazer”.

Maria Lopes, que tinha a mãe e o padrasto no lar, contou que “ultimamente eles relatavam que comiam mal e que não havia higiene nenhuma, e confirmámos que o colchão do meu padrasto estava todo roto”. “Nós, familiares, estávamos a tratar de reunir com a direção para falar sobre isso”, indicou.

O encerramento foi determinado na sequência de uma fiscalização da Segurança Social, na manhã de sexta-feira, após uma denúncia. Foi pedido o apoio da GNR para acompanhar a ação e no final foi dada ordem para o fecho com caráter de urgência, o que aconteceu de seguida também com a presença da Proteção Civil e dos bombeiros de Peniche, que transportaram alguns idosos.

Os proprietários do lar não quiseram prestar declarações à imprensa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1