Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Jovem desaparecido no mar da praia do Vale Furado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um jovem de 23 anos, de nacionalidade ucraniana, desapareceu no mar enquanto se encontrava a banhos, na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, neste domingo, pelas 16h42, o que fez logo desencadear buscas.
Foram desencadeadas buscas no mar, em terra e através de meio aéreo

Um jovem de 23 anos, de nacionalidade ucraniana, desapareceu no mar enquanto se encontrava a banhos, na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, neste domingo, pelas 16h42, o que fez logo desencadear buscas.

Estava na companhia da irmã e do cunhado, que se encontravam no areal e que deram o alerta quando se aperceberam do jovem em dificuldades no mar, acabando por desaparecer.

Nas operações de busca estiveram empenhados elementos do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas da Nazaré, dos Bombeiros Voluntários e da GNR de Pataias, bem como uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.No local esteve também a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça.

As buscas, coordenadas pelo capitão do porto e Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, foram interrompidas com a chegada do pôr-do-sol, sem que se tivesse encontrado a vítima, sendo retomadas nesta segunda-feira pouco depois das sete da manhã.

Foram ativados o Gabinete de Psicologia do INEM e da Polícia Marítima, que se encontram a prestar apoio aos familiares da vítima.

Esta é uma praia que já não é vigiada por ter acabado a época balnear.

A Autoridade Marítima Nacional tinha divulgado na véspera do fim de semana vários conselhos à população para adotar comportamentos de segurança ao longo da costa, dado ainda existirem boas condições que atraem os banhistas às praias, mesmo que já não se encontrem vigiadas.

Recordando que ​desde o início da época balnear de 2022, a 6 de maio, já se verificaram 790 ações de salvamento a banhistas, registam-se, até ao momento, vinte acidentes mortais, dos quais treze são por afogamento em praias marítimas, fluviais ou lacustres e noutras zonas marítimas sob jurisdição da Autoridade Marítima Nacional. Dos acidentes mortais por afogamento, onze ocorreram em praias não vigiadas e dois em praias vigiadas.

Nesta fase final da época balnear, em que parte das praias já não tem a vigilância dos nadadores-salvadores, foi reforçada a importância do cumprimento de recomendações como frequentar as praias permanentemente vigiadas, vigiar permanentemente as crianças, respeitar a sinalização das praias, tomar refeições ligeiras, respeitar os períodos de digestão e evitar entrar na água de forma repentina, evitar as horas de maior exposição solar (entre as 11h e as 17h), não se colocar debaixo de arribas instáveis e respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos de vigilância nas praias.

Na tarde deste domingo, os elementos do Projeto “SeaWatch” resgataram duas pessoas que se encontravam em dificuldades na água, depois de terem sido arrastadas por agueiros, na praia do Cabedelo, não vigiada, no concelho da Figueira da Foz.

Na semana passada, na área da capitania da Nazaré, deu à costa na praia do Areeiro, na Nazaré, o corpo de um homem de 37 anos, de nacionalidade francesa, que se encontrava desaparecido desde o dia 9 de setembro, depois de ter sido arrastado por uma onda na Praia do Norte, no mesmo concelho, a alguns quilómetros mais a sul.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1