Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Município das Caldas acolhe 40 imigrantes timorenses que foram dispensados da apanha da fruta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quarenta trabalhadores agrícolas de Timor-Leste estão alojados temporariamente em duas Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) das Caldas da Rainha, instalações geridas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, por terem sido dispensados do trabalho de apanha de fruta.
-Um dos jovens timorenses à porta de uma das zonas de apoio à população em caso de catástrofe

Quarenta trabalhadores agrícolas de Timor-Leste estão alojados temporariamente em duas Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) das Caldas da Rainha, instalações geridas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, por terem sido dispensados do trabalho de apanha de fruta.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o coordenador municipal de Proteção Civil, Gui Caldas, explicou que a Câmara das Caldas foi contactada, na passada sexta-feira, pela ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, para acolher os imigrantes e dar-lhes apoio humanitário.

Primeiro eram 23 timorenses que estavam a trabalhar na colheita da fruta na Fanadia, nas Caldas, que foram despedidos do trabalho, e depois chegaram mais 17 a pedir auxílio. A Proteção Civil ainda não tem conhecimento de onde os últimos timorenses estavam a laborar. São 38 homens e duas mulheres, e alguns deles têm menos de 18 anos.

Os timorenses estão há cerca de três meses nas Caldas e na passada semana “foram dispensados do trabalho agrícola pelo proprietário”. Sem trabalho e alojamento pediram ajuda à ACT.

Segundo Gui Caldas, é o município caldense que lhes está a dar abrigo nas duas zonas de ZCAP e a fornecer o almoço e o jantar. “Demos camas, roupa lavada e todo o apoio necessário até que seja encontrada uma solução para estes imigrantes”, contou Gui Caldas, revelando que as zonas de abrigo estão dotadas de internet, micro-ondas, televisão e frigorífico”. 

Para conseguir acolher 40 timorenses, o coordenador municipal de Proteção Civil contou com a ajuda dos Bombeiros das Caldas e Óbidos, que cederam louças e talheres, e a Escola de Sargentos do Exército emprestou mais camas. “Estas estruturas de resposta em situações de emergência estão desenhadas para duas a três famílias a serem deslocadas e esta situação foi extrapolada”, reportou o responsável.

Gui Caldas referiu que foram contactadas várias entidades que devem estar envolvidas nestas situações e foi promovida no dia 12 de setembro uma reunião com o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, Delegação de Saúde das Caldas da Rainha, Centro de Emprego de Oeste Norte, ACT, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Alto Comissariado para as Migrações.

A GNR também foi contactada no sentido de proceder à segurança das instalações de abrigo porque, segundo este responsável, “temos uma comunidade inserida dentro de outra comunidade em meios pequenos”. 

“Reunimos para definir o quadro das competências legais destas instituições no sentido de ver qual o caminho a dar e neste momento todas as instituições estão a atuar dentro das suas competências para resolver o problema”, relatou o coordenador.

O JORNAL DAS CALDAS deslocou-se na passada terça-feira a um dos ZCAP e verificou que técnicas destas instituições estavam em visita e de forma individualizada a falar com cada timorense para verificar a sua legalidade, situação de saúde e tentar perceber como chegaram a Portugal e há quanto tempo. O objetivo é também tentar arranjar possíveis soluções de emprego.

O coordenador municipal de Proteção Civil disse que não tem conhecimento onde está a entidade patronal da Fanadia que dispensou os trabalhadores, revelando que este assunto está a ser tratado pela ACT. No entanto, apontou que é preciso encontrar uma solução o mais breve possível porque é o município das Caldas que está a suportar as despesas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco