Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Comissão de Utentes do CHO exige fiscalização às empresas empregadoras de médicos-tarefeiros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) questionou o Governo, no passado dia 5, “sobre qual a causa porque não é efetuada uma fiscalização e auditoria às empresas empregadoras de médicos-tarefeiros”, exigindo respostas para a “falta e deficiente de assistência médica vigente”.
Vitor Diniz, porta-voz da comissão

A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) questionou o Governo, no passado dia 5, “sobre qual a causa porque não é efetuada uma fiscalização e auditoria às empresas empregadoras de médicos-tarefeiros”, exigindo respostas para a “falta e deficiente de assistência médica vigente”.

No documento enviado ao Governo e que tem como “base a situação do Oeste”, a comissão sugere uma auditoria e fiscalização às empresas empregadoras de médicos-tarefeiros, pois “estas empresas controlam os médicos-tarefeiros, entrando em jogos de interesses entre o setor público e o setor privado da saúde, usando-os como mercadoria, o que configura uma primária e inquestionável fonte de conflitos laborais, mal-estar no local de trabalho, injustiças salariais, com as inevitáveis consequências para um bom atendimento aos doentes que, assim, são tratados por médicos desmotivados”.

O porta-voz da comissão, Vitor Diniz, questionou “qual a causa porque não é efetuada uma fiscalização e auditoria, e porque não se volta ao procedimento antigo”.

Segundo apontou, “vive-se o pior momento de sempre do SNS para o povo português, com as inequívocas situações de um cada vez pior serviço à nação, piorando a cada dia que passa, colocando-nos ao nível dos países africanos, onde se morre por falta e deficiente assistência médica”.

Além da auditoria, a Comissão de Utentes do CHO também denunciou que as Unidades de Saúde Familiar (USF) “são complots entre médicos, a fim de não ultrapassarem um determinado plafond, que lhes dá direito a um chorudo prémio a dividir por todos os trabalhadores na sua USF” e ainda “o mau atendimento nos Hospitais no Oeste, que se tornou regra”. “Os casos de sofrimento e erro médico abundam, os médicos-tarefeiros executam apenas tarefas da sua área de serviço, ficando sem nada fazer quando outros colegas precisam de ajuda”, explicou Vitor Diniz.

A juntar a esta situação, a comissão falou sobre a distribuição das especialidades entre Caldas da Rainha e Torres Vedras, “altamente polémicas, não só entre o povo, mas também entre os profissionais de saúde do CHO, com deslocações frequentes, incómodas e caras por parte da população”.

“Esta comissão tem conhecimento que a população do Oeste tem receio de acorrer às urgências e apanharem um médico-tarefeiro, havendo muitos relatos de má-avaliação médica, má-prática médica, deixa andar, acabando o povo por sofrer as consequências, entre outros casos que vamos sabendo e que não aparecem nos órgãos de comunicação social”, indicou o responsável.

Para a comissão, “nem até ao fim do ano a situação da falta de médicos estará resolvida, bem como, mais grave ainda, com o aumento sazonal, que se aproxima, de doentes com gripe e problemas respiratórios, desconhecendo-se como vai decorrer em relação à Covid-19”.

Neste momento, o porta-voz está a aguardar por uma resposta do Governo e vai reforçar os pedidos de reunião com os grupos parlamentares, de modo “a pressionar e obter algumas respostas ao problema de falta e deficiente assistência médica vigente”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1