Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C

Frutos 2022 juntou mais de 25 mil pessoas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Feira Nacional da Hortofruticultura – Frutos 2022, que se realizou, de 25 a 28 de agosto nas Caldas da Rainha, juntou mais de “25 mil visitantes” revelou o presidente da Câmara Municipal, fazendo um balanço “positivo” daquele que foi o regresso do certame.
Frutos 2022 com dinâmica voltada para a fruticultura e horticultura

A Feira Nacional da Hortofruticultura – Frutos 2022, que se realizou, de 25 a 28 de agosto nas Caldas da Rainha, juntou mais de “25 mil visitantes” revelou o presidente da Câmara Municipal, fazendo um balanço “positivo” daquele que foi o regresso do certame.

“Este é um ano especial porque é um retorno à atividade”, começou por referir Vítor Marques, durante o balanço da Frutos, sublinhando que é uma grande tradição das “festividades caldenses, por toda a dinâmica voltada para a fruticultura e horticultura, além de todo o conjunto de eventos que acompanham esta feira e da possibilidade que temos em evidenciar o nosso tecido empresarial e artesanal”.

“A adesão do público nestes quatro dias demonstra bem a importância do evento, que continua a cativar as pessoas”, relatou, acrescentando que “é algo que o deixa particularmente satisfeito, satisfação essa que se estende aos empreendedores, comerciantes, artesãos e gastrónomos presentes que divulgaram e comercializaram os seus produtos”.

“É um espaço convidativo, pelo ambiente de confraternização, não só para 52 mil habitantes caldenses, como também para diversos turistas e emigrantes”, adiantou.

Com a presença de 130 expositores, o autarca disse que “o território conseguiu, mais uma vez, ter a representação da sua comunidade e da sua atividade económica e isso enche-nos de orgulho na mesma medida que nos enche de orgulho as pessoas que contribuíram outra vez para que esta feira se realizasse”, salientou.

Segundo o presidente da câmara, poderia ter “havido mais adesão na área da fruticultura, o que não sucedeu porque esta é uma época em que os produtores estão no auge do seu trabalho com a colheita da fruta tendo uma maior dificuldade em estar presente”.

Vítor Marques defende o acesso livre ao certame e um bilhete pago para os concertos, um contributo do público diminuir o peso do investimento inicial. “Ter uma taxa de entrada não ia de todo ao encontro com aquilo que é foco do evento”, contou.

O autarca elogiou ainda a forma como os concertos e a feira puderam coexistir, “na medida em que enquanto o recinto dos concertos enchia, a parte dos expositores e comes e bebes manteve-se com muitas pessoas”.

Autarca admite aumentar os dias da Frutos 2023

O presidente do Município admite ainda haver espaço para evolução e aperfeiçoamento na organização de certos aspetos da feira, nomeadamente a “confusão que se deu na noite de sábado, devido ao concerto que esgotou da dupla Calema, que gerou confusão na entrada no recinto, o que atrasou por 30 minutos a atuação”.

Dada a confusão com muita gente que tentava entrar no recinto do concerto, o que gerou indignação e protestos por parte da população, a organização decidiu à última hora abrir outra entrada. O presidente da autarquia foi para uma das entradas validar os bilhetes.

Vitor Marques explicou que houve “muitas pessoas que compraram bilhete um pouco antes do espetáculo, o que surpreendeu a organização relativamente à grande afluência”. Admite, numa próxima edição, fazer “um modelo diferente quanto aos acessos”.

Destacou a proteção do certame que foi feita pela equipa de segurança, pela PSP, Proteção Civil do Município, Cruz Vermelha e Bombeiros das Caldas e que tinham um plano de evacuação.

O autarca explica a redução do número de dias de feira com a “inflação devido aos custos dos combustíveis e de mão-de-obra para a parte técnica dos concertos, em termos dos sistemas de som e iluminação”.

Em 2023, Vitor Marques poderá aumentar o número de dias da Frutos e também fazer crescer a área de consumo de comidas e bebidas (zona do parque das bicicletas).

O autarca recordou que uma das novidades do certame foi o local dos “comes e bebes” com um segundo palco no fundo, uma medida bastante “elogiada”. 

Durante os quatro dias, ouviu-se “o feedback por parte dos responsáveis pelos expositores para que, daqui para a frente, haja oportunidade de melhorar o que for necessário”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Presidente da República em Óbidos para evocar encontro de capitães

A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril evoca nesta sexta-feira em Óbidos, na Casa da Música, o cinquentenário do encontro de 180 capitães na vila, a 1 de dezembro de 1973, que foi determinante para a organização do Movimento das Forças Armadas e acabaria por, em poucos meses, conduzir à decisão de derrubar o regime. 

marcelo

Comércio local e grandes superfícies devem trabalhar em conjunto

O comércio local e os centros comerciais podem unir esforços para atrair mais pessoas às Caldas da Rainha e assim todos beneficiarem. Esta foi uma das conclusões da 11ª tertúlia da ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que teve lugar a 26 de novembro no café Central dos Silos.

tertuliacomercio

Bazar à Noite na garagem do Montepio

O mercado criativo Bazar à Noite tem uma edição especial de natal na garagem do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.

bazar