Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Frutos 2022 juntou mais de 25 mil pessoas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Feira Nacional da Hortofruticultura – Frutos 2022, que se realizou, de 25 a 28 de agosto nas Caldas da Rainha, juntou mais de “25 mil visitantes” revelou o presidente da Câmara Municipal, fazendo um balanço “positivo” daquele que foi o regresso do certame.
Frutos 2022 com dinâmica voltada para a fruticultura e horticultura

A Feira Nacional da Hortofruticultura – Frutos 2022, que se realizou, de 25 a 28 de agosto nas Caldas da Rainha, juntou mais de “25 mil visitantes” revelou o presidente da Câmara Municipal, fazendo um balanço “positivo” daquele que foi o regresso do certame.

“Este é um ano especial porque é um retorno à atividade”, começou por referir Vítor Marques, durante o balanço da Frutos, sublinhando que é uma grande tradição das “festividades caldenses, por toda a dinâmica voltada para a fruticultura e horticultura, além de todo o conjunto de eventos que acompanham esta feira e da possibilidade que temos em evidenciar o nosso tecido empresarial e artesanal”.

“A adesão do público nestes quatro dias demonstra bem a importância do evento, que continua a cativar as pessoas”, relatou, acrescentando que “é algo que o deixa particularmente satisfeito, satisfação essa que se estende aos empreendedores, comerciantes, artesãos e gastrónomos presentes que divulgaram e comercializaram os seus produtos”.

“É um espaço convidativo, pelo ambiente de confraternização, não só para 52 mil habitantes caldenses, como também para diversos turistas e emigrantes”, adiantou.

Com a presença de 130 expositores, o autarca disse que “o território conseguiu, mais uma vez, ter a representação da sua comunidade e da sua atividade económica e isso enche-nos de orgulho na mesma medida que nos enche de orgulho as pessoas que contribuíram outra vez para que esta feira se realizasse”, salientou.

Segundo o presidente da câmara, poderia ter “havido mais adesão na área da fruticultura, o que não sucedeu porque esta é uma época em que os produtores estão no auge do seu trabalho com a colheita da fruta tendo uma maior dificuldade em estar presente”.

Vítor Marques defende o acesso livre ao certame e um bilhete pago para os concertos, um contributo do público diminuir o peso do investimento inicial. “Ter uma taxa de entrada não ia de todo ao encontro com aquilo que é foco do evento”, contou.

O autarca elogiou ainda a forma como os concertos e a feira puderam coexistir, “na medida em que enquanto o recinto dos concertos enchia, a parte dos expositores e comes e bebes manteve-se com muitas pessoas”.

Autarca admite aumentar os dias da Frutos 2023

O presidente do Município admite ainda haver espaço para evolução e aperfeiçoamento na organização de certos aspetos da feira, nomeadamente a “confusão que se deu na noite de sábado, devido ao concerto que esgotou da dupla Calema, que gerou confusão na entrada no recinto, o que atrasou por 30 minutos a atuação”.

Dada a confusão com muita gente que tentava entrar no recinto do concerto, o que gerou indignação e protestos por parte da população, a organização decidiu à última hora abrir outra entrada. O presidente da autarquia foi para uma das entradas validar os bilhetes.

Vitor Marques explicou que houve “muitas pessoas que compraram bilhete um pouco antes do espetáculo, o que surpreendeu a organização relativamente à grande afluência”. Admite, numa próxima edição, fazer “um modelo diferente quanto aos acessos”.

Destacou a proteção do certame que foi feita pela equipa de segurança, pela PSP, Proteção Civil do Município, Cruz Vermelha e Bombeiros das Caldas e que tinham um plano de evacuação.

O autarca explica a redução do número de dias de feira com a “inflação devido aos custos dos combustíveis e de mão-de-obra para a parte técnica dos concertos, em termos dos sistemas de som e iluminação”.

Em 2023, Vitor Marques poderá aumentar o número de dias da Frutos e também fazer crescer a área de consumo de comidas e bebidas (zona do parque das bicicletas).

O autarca recordou que uma das novidades do certame foi o local dos “comes e bebes” com um segundo palco no fundo, uma medida bastante “elogiada”. 

Durante os quatro dias, ouviu-se “o feedback por parte dos responsáveis pelos expositores para que, daqui para a frente, haja oportunidade de melhorar o que for necessário”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco