Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 22° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 24° C
Volta a Portugal de Juniores

Caldense conquista Volta com vitória na etapa-rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ciclista caldense António Morgado conquistou no passado domingo, dia 28 de agosto, a 16.ª Volta a Portugal de Juniores, impondo-se também na quarta e última etapa, 103,3 quilómetros entre o Fundão e a Covilhã, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria.
O atleta conquistou a Volta a Portugal de Juniores pelo segundo ano consecutivo

Volta a Portugal de Juniores

O ciclista caldense António Morgado conquistou no passado domingo, dia 28 de agosto, a 16.ª Volta a Portugal de Juniores, impondo-se também na quarta e última etapa, 103,3 quilómetros entre o Fundão e a Covilhã, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria.

Sabendo que a subida de 5,6 quilómetros para a meta seria suficiente para fazer diferenças, a Bairrada optou por controlar a etapa a partir do pelotão, em vez de lançar os seus corredores mais fortes para a frente da corrida. Três ciclistas aproveitaram esta forma de correr para algum protagonismo.

Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Alejandro Baviera e Antonio Soler (InfinObras/Zafiro Team) saíram do pelotão ainda nos dez quilómetros iniciais e mantiveram-se em cabeça de corrida até à subida para Belmonte, onde, a 25,1 quilómetros da chegada, já passou o pelotão na frente.

Numa etapa disputada a alta velocidade, a corrida foi acontecendo por eliminação, com um grupo compacto, embora já selecionado a iniciar a subida da Covilhã, até ao estádio municipal.

Na escalada para a meta sucederam-se os ataques, sobretudo dos corredores da formação Valverde Team/Ricardo Fuentes. Foi, no entanto, uma movimentação de Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a deixar em perigo a hegemonia total da Bairrada.

Perante o poderio demonstrado por Tiago Nunes foi o próprio camisola amarela a responder. António Morgado foi no encalço do corredor da equipa penafidelense e só o ultrapassou com a meta à vista, erguendo os braços ao cabo de 2h41m54s de etapa, dando aos bairradinos o triunfo em todas as etapas da competição. Tiago Nunes chegou com o mesmo tempo. O terceiro, a 8 segundos, foi José Bicho (Almodôvar/Formação Team SCAV).

Com o resultado desta etapa, António Morgado conquistou a Volta a Portugal de Juniores pelo segundo ano consecutivo. No pódio colocaram-se dois outros ciclistas da Bairrada, Gonçalo Tavares, a 23 segundos, e Daniel Lima, a 5m25s.

“A equipa geriu a etapa, mas parte final houve muitos ataques e eu tentei responder a todos. Estou feliz com mais esta corrida e com mais esta vitória, mas agora já penso no próximo objetivo, que é o Campeonato do Mundo. Terei ainda uma corrida pela seleção, que servirá para contruir a melhor condição para o Mundial”, sublinhou o atleta caldense. 

António Morgado ganhou também a classificação da montanha, Daniel Lima foi o primeiro por pontos e o espanhol Pablo Lospitao (Electromercantil GR100) foi o melhor júnior de primeiro ano. Por equipas ganhou a Bairrada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio