Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Grávida percorre 150 Km para ter bebé no Hospital das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Patrícia Alves de 26 anos de idade, grávida de 40 semanas, teve de atravessar três distritos (Setúbal, Lisboa e Santarém), na segunda-feira de madrugada, e fazer um percurso de 150 quilómetros entre Amora, no concelho do Seixal, e o Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E. - Unidade de Caldas da Rainha para poder realizar o parto, porque não havia hospitais disponíveis perto da zona onde vive.
Os pais da bebé elogiaram a equipa do hospital das Caldas

Patrícia Alves de 26 anos de idade, grávida de 40 semanas, teve de atravessar três distritos (Setúbal, Lisboa e Santarém), na segunda-feira de madrugada, e fazer um percurso de 150 quilómetros entre Amora, no concelho do Seixal, e o Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E. – Unidade de Caldas da Rainha para poder realizar o parto, porque não havia hospitais disponíveis perto da zona onde vive.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, João Morais o pai da menina, disse que “o percurso até o hospital das Caldas foi um autêntico pesadelo,” mas “felizmente tudo terminou bem, porque fomos recebidos por uma equipa de profissionais desde médicos, enfermeiros e auxiliares excelentes que fizeram tudo para que a minha mulher tivesse um parto mais fácil e uma bebé saudável”.

Segundo, João Morais, pela meia-noite de segunda-feira, 22 de agosto, a “minha esposa, grávida de 40 semanas e 4 dias, começou com dores no abdómen e, como se agravaram, chamámos o INEM às 04h00 e supostamente deveria ir para os hospitais mais perto de casa (Setúbal e Lisboa), mas foi recusada porque não tinham vaga”.  “A solução passou por enviar a grávida para Santarém (a 100 quilómetros de casa) só que quando lá chegou pelas 05h30, fomos informados de que essa unidade deixava de ter anestesista disponível a partir da 08h00, hora a que o médico iria sair”, contou, acrescentando que “depois deste erro, foi pedida uma nova ambulância”.  

“A minha mulher estava muito nervosa e com ataques de ansiedade, com medo que acontecesse alguma coisa à bebé”, contou o pai, revelando que a sua mulher “terá esperado por uma nova ambulância, durante cerca de duas horas numa maca do hospital de Santarém, e se não fosse um segurança a informar-me que ela ia a sair da porta do hospital para a ambulância, eu não sabia da sua transferência para o hospital das Caldas”.  

Chegaram à unidade das Caldas da Rainha por volta das 08h30. A bebé, Benedita, primeira filha do casal, nasceu bem de saúde, às 17h00, no dia 23 de agosto, com 3,440 quilos.

“Só tenho a agradecer a esta equipa do hospital das Caldas, foi a melhor coisa que nos aconteceu depois do pesadelo”, salientou.  

Para poder visitar a esposa e ver a bebé que estão internadas no hospital das Caldas até o dia 25 de agosto, João Morais faz “mais de 200 quilómetros para as Caldas e regresso a casa”. “Na primeira noite fiquei cá num hotel”, acrescentou.

O pai da Benedita já apresentou queixa “contra o Estado Português, porque a ministra da Saúde recusou-se a ouvir-me”. João Morais diz que pediu auxílio aos partidos, telefonando para as suas sedes, e só obteve resposta do Chega e do PSD. Denunciou que houve um partido de esquerda que lhe disse “que a culpa não era do Estado, mas sim dos médicos que vão trabalhar para os privados”.

O queixoso revelou ainda que depois das 32 semanas a esposa não teve acompanhamento médico porque “sem médicos disponíveis na Unidade de Saúde Familiar de Amora, foi transferida para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, “que se recusou a receber a mulher, por só receber grávidas em emergência”.

bebe 2
Benedita, primeira filha do casal, nasceu bem de saúde no hospital das Caldas
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1