“Giro das Embalagens” é uma campanha desenvolvida pela Tetra Pak (empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos) em parceria com a ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a comunidade. Pretende-se que os consumidores, criadores, marcas e indústrias reconheçam o ecoponto amarelo como o ponto de partida de um processo de transformação do desperdício em novas matérias-primas que irão moldar o futuro da produção e do consumo.
Ao longo do primeiro semestre letivo 2021/2022, os alunos do 3º ano do curso de Design Industrial frequentaram o workshop “Exploração da Materialidade Tetra Pak”, sobre processos criativos de reciclagem e reutilização das Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), tendo sido encorajados a desenhar e criar produtos utilitários com os materiais que as compõem: papel, plástico e alumínio. Uma proposta de reflexão sobre o “valor” de uma embalagem ECAL – e o seu potencial de circularidade – desde a fase em que é descartada, à recolha, à reciclagem, às novas matérias, ao design e produção de produtos, até chegar novamente ao consumidor.
Segundo Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Iberia, “esta parceria procura ser mais um caminho para que a comunidade entenda a sua responsabilidade individual na economia circular. Consideramos que o envolvimento dos jovens é uma mais valia, já que também eles têm uma palavra a dizer sobre o futuro que enquanto sociedade desejamos construir”.
0 Comentários