Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Junta de Freguesia do Carvalhal procura combater isolamento social

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia do Carvalhal pretende combater o isolamento social da população idosa ou mais vulnerável, através da criação de um espaço ou sala de convívio diário, numa das antigas escolas primárias da freguesia que se encontre disponível e inativa.
Executivo da junta: Helena Santos (secretária), João Mendonça (presidente) e Gonçalo Belisário (tesoureiro)

A Junta de Freguesia do Carvalhal pretende combater o isolamento social da população idosa ou mais vulnerável, através da criação de um espaço ou sala de convívio diário, numa das antigas escolas primárias da freguesia que se encontre disponível e inativa.

No âmbito da ação social, perspetiva para este mandato a realização de passeios pontuais para a população sénior e a criação de um serviço ao domicílio de apoio no âmbito da saúde (deslocações para consultas médicas, para a compra de medicação, marcação de consultas, exames e pedidos de receituário online com a chave virtual).
“Todas estas ações só serão possíveis após a cedência da carrinha, de nove lugares, da parte da Câmara Municipal do Bombarral”, sustenta o presidente, João Mendonça.
Na área da agricultura pretende a criação de um “ponto de água” na zona norte da freguesia do Carvalhal, para fins agrícolas e apoio na Proteção Civil, reativar um espaço de uma antiga escola primária para a criação de ações e cursos de formação no âmbito da agricultura, e promoção de encontros descentralizados e pontuais para a partilha de informação e problemáticas entre os agricultores da freguesia.
No capítulo do ambiente e espaços públicos, a autarquia pretende efetuar um protocolo com a Câmara Municipal do Bombarral para a realização de um ecocentro na freguesia.
Na área das associações e governação participada, constam do programa da junta promover o espírito de associativismo através do envolvimento dos seus membros nas atividades da freguesia, como irá acontecer no próximo evento, a 1.ª Feira Medieval do Carvalhal, a realizar nos dias 24, 25 e 26 de junho, onde todas as associações da freguesia interessadas em participar irão estar presentes.
A autarquia procura igualmente apoiar financeiramente, de acordo com as suas possibilidades, todas as
atividades planificadas e enviadas para a junta, das associações da freguesia que se encontram no ativo, e a criação de um Espaço de Diálogo e Informação (“EstouConsigo”) entre a Junta e os respetivos fregueses, para exposição de ideias e partilha de problemáticas, nas associações da freguesia, com um horário a definir.
Neste primeiro semestre de mandato, João Mendonça faz “um balanço positivo, pois conseguimos a recuperação e o embelezamento dos espaços públicos que considerávamos que necessitavam de intervenção mais célere, tais como o arranjo de caminhos rurais, arranjo do jardim da entrada do Carvalhal, pintura da sede da freguesia, limpeza das aldeias, limpeza regular dos cemitérios, limpeza do parque de merendas com bancos pintados e respetivas mesas”.
“Umas das coisas que gostaria de ter realizado até ao momento era a finalização do projeto, iniciado no mandato anterior, da requalificação do Parque Infantil do Sanguinhal, que devido a alguns constrangimentos logísticos de base e atrasos no mesmo ainda não foram possíveis. Inclusive no presente mandato tivemos de rever todo o processo e alterar e redefinir algumas questões que anteriormente tinham sido planificadas e projetadas, como tal o referido projeto ainda não foi colocado em prática”, revela João Mendonça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1